O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires reforçou nesta semana as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). As intervenções fizeram parte da “Semana Estadual de Mobilização” e tiveram como objetivo evitar a proliferação de focos do mosquito, bem como orientar a população.
De segunda-feira, dia 21, até esta sexta-feira, dia 25, os agentes do CCZ se concentraram em pontos estratégicos da cidade. O trabalho consistiu em Avaliações de Densidade Larvária (ADL), vistorias e também foi de caráter educacional, ressaltando junto à população a importância da prevenção contra o mosquito. O pátio de veículos, bem como a feira no bairro Jardim Guanabara e a área em frente ao terminal rodoviário, esta última onde passam centenas de pessoas diariamente, foram os locais contemplados pelas ações.

Época de chuvas acende alerta – Os meses de novembro, dezembro e janeiro se caracterizam por chuvas torrenciais e, por isso, o CCZ tem aumentado a conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, como detalha o veterinário e coordenador Paulo Sérgio França. “Estamos no momento em que as chuvas são fortes e causam estragos. Por isso, pedimos para que a população verifique os quintais das residências, tire os objetos que possam acumular água, nos ajude a fazer esse trabalho colaborativo para evitarmos um surto de casos de dengue”, orientou.