A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, recebe neste sábado (11) e domingo (12) o 2º Encontro Multicultural do ABC, uma iniciativa que une arte, pensamento crítico e diversidade cultural. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento propõe um espaço de convergência entre literatura, memória e práticas culturais contemporâneas. Nos dois dias, as atividades terão início às 9h.
A agenda inclui feira do livro, mesas de debate, saraus de poesia, exibição de documentários, performances indígenas, shows musicais, oficinas e lançamentos literários, explorando as relações entre arte, cultura, corpo, palavra e território.
Nesta edição, o evento presta uma homenagem a Dalila Teles Veras, poeta luso-brasileira e fundadora da Alpharrabio Livraria, Editora e Espaço Cultural, em Santo André, onde, desde 1992, promove atividades voltadas à divulgação das artes, da literatura e do debate de ideias. Em 2019, Dalila recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
O Encontro Multicultural do ABC constitui-se como um espaço propício para a reflexão crítica acerca das condições vivenciadas por grupos socialmente marginalizados no âmbito global.
Além da programação oficial, gratuita e inclusiva, o evento realizará uma campanha de arrecadação de obras literárias, as quais serão destinadas ao Centro de Detenção Provisória Feminino de Santo André e a bibliotecas comunitárias. Tal iniciativa, desenvolvida em parceria com a Editora da UFABC, visa a coleta de 300 exemplares, com o propósito de ampliar e diversificar o acervo bibliográfico dessas instituições, contribuindo para a promoção do acesso à cultura e à educação.
“Essas iniciativas têm como objetivo fomentar a prática da leitura entre mulheres em situação de vulnerabilidade social ou privação de liberdade, constituindo-se, igualmente, como uma oportunidade para problematizar narrativas hegemônicas e valorizar a pluralidade de vozes que permeiam a história cultural contemporânea”, ressalta a curadora do evento, Ivete Nenflidi.