Roupas e brinquedos foram entregues para população carente. Foto: Angelo Baima/PSA
Roupas e brinquedos foram entregues para população carente. Foto: Angelo Baima/PSA

Santo André finalizou a entrega de itens da Campanha do Agasalho 2021, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. Foram distribuídos roupas, acessórios, calçados, cobertores e artigos de cama, mesa e banho para 25 comunidades e 113 entidades sociais do município. A campanha foi lançada em maio e resultou na arrecadação de mais de 210 mil peças, um recorde histórico na cidade.

No decorrer da ação, mais de 210 mil peças foram entregues a comunidades carentes e entidades assistenciais da cidade. Foto: Angelo Baima/PSA

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, destacou a participação dos andreenses na iniciativa. “Faço aqui um agradecimento a todos que se envolveram neste trabalho e destaco o envolvimento da nossa população. Santo André mostra que cada vez mais é uma cidade solidária. Cada cidadão preocupado com seu semelhante. Esse resultado nos enche de orgulho. São iniciativas que consolidam nossa certeza de que juntos somos mais fortes e que estamos prontos para vencer os desafios”, completou.

A ação contou com a parceria de 200 pontos de coleta, entre estabelecimentos comerciais, clubes, condomínios e escolas, além das Lojas Solidárias e do Drive Thru Solidário. As entregas das doações para as entidades ao longo dos últimos meses ocorreram em formato drive-thru. Nas comunidades os itens foram entregues para os líderes das associações de moradores e posteriormente distribuídos às famílias de forma segura, sem provocar aglomerações. Também foram contemplados com doações os Centros de Referência de Assistência Social e o Centro de Detenção Provisória, num total de cerca de 53 mil pessoas atendidas.

A Campanha do Agasalho faz parte do programa ‘Santo André Solidária’, iniciativa permanente para ajudar quem mais precisa. Entre 2020 e 2021 foram entregues mais de um milhão e duzentas mil máscaras, 300 mil cestas básicas e quase 50 mil itens entre brinquedos, roupas e acessórios. “Este resultado expressivo é fruto da solidariedade dos andreenses, que doam nas nossas Lojas Solidárias e também nos drives da vacinação. Uma corrente do bem que está ajudando muita gente a enfrentar a crise financeira, agravada pela Covid-19”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Natal Solidário

A próxima arrecadação, que já está em curso, é o Natal Solidário, com o tema “Doar é um ato de amor”. As doações de alimentos não perecíveis, brinquedos, panetones, balas e pirulitos podem ser feitas nas Lojas Solidárias nos shoppings ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho Santo André, além dos pontos de vacinação drive-thru (Carrefour Vila Humaitá, Craisa, Estádio Bruno José Daniel e Auto Shopping Global) e no Banco de Alimentos, localizado na avenida dos Estados, 2.195.