As voluntárias da Rede Feminina realizam ações de orientação e conscientização por meio de palestras, visitas em órgãos públicos e privados- Fotos Divulgação

Prevenir é o melhor remédio! Essa foi a principal mensagem que as funcionárias e funcionários da Câmara Municipal receberam em emocionante conversa com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul, na manhã desta quarta-feira (25/10), na sede do Legislativo. O objetivo do encontro foi alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças.

Durante o encontro, as voluntárias apresentaram os serviços disponíveis pela entidade e pelo sistema de Saúde do município. E chamaram a atenção sobre os cuidados com a saúde, com o lado emocional da mulher e, especialmente, conscientizando sobre a prevenção, autoexame, diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de câncer, em especial os de mama e de colo de útero. “Quem procura acha e quem acha cura”, disse Marlene Santi, primeira-secretária da instituição.

A voluntária ressaltou ainda a importância do trabalho desempenhado pela Rede Feminina. “Prestamos um serviço bem importante para a nossa comunidade. Criamos uma rede fundamental de apoio nesse momento tão difícil”, observou a representante, que lembrou que cuidar da saúde deve ser prioridade para todos.

Ela também destacou a evolução da Saúde em São Caetano. “Antigamente tínhamos muitas dificuldades para conseguir fazer uma mamografia, por exemplo. Hoje temos uma grande rede de tratamento que auxilia na prevenção e na cura do câncer”, complementou.

As palestrantes contaram histórias e relataram a luta contra a doença. Ao final, todas deixaram uma mensagem de esperança, com ênfase na realização dos primeiros exames ao perceberam os sintomas.

As voluntárias da Rede Feminina realizam ações de orientação e conscientização por meio de palestras, visitas em órgãos públicos e privados. A Rede Feminina de Combate ao Câncer oferece medicamentos, consultas e exames (em caráter de urgência), acompanhamento psicológico e orientação jurídica. Através de doações, a instituição realiza bazares solidários para arrecadação de fundos e também recebe doações de alimentos.