Um dia histórico para Ribeirão Pires e também para as mulheres que estiveram presentes na segunda edição do “CAISM em Ação”, que aconteceu neste sábado, 22 de outubro, na cidade. O evento, que teve início às 7h com término às 17h, reuniu 780 pessoas.
Foram 230 atendimentos, entre exames de mamografia, papanicolau, ultrassom transvaginal, laboratoriais, testes rápidos, vacinação contra a Covid-19 e planejamento familiar. Enquanto a caminhada reuniu cerca de 550 pessoas.
O dia contou também com palestras de prevenção ao câncer de mama, colo de útero e sobre às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sobretudo a sífilis, já que neste mês de outubro também são reforçadas as ações contra essa infecção.
Uma das munícipes presentes no evento foi Francislaine Ferreira, que falou sobre a importância do dia de mutirão. “É de suma importância todas essas informações não só para nós mulheres, mas para os homens também. É uma atividade que integra a todos e nós devemos multiplicá-la às outras pessoas”, comentou.
O dia teve início com uma aula de yoga, promovida pela SEJEL – Secretaria de Esporte e Lazer. A Escola de Arte de Ribeirão Pires (EMARP) levou apresentações artísticas, do núcleo de dança e música. O Apoio Psicossocial Escolar (APSE) realizou orientação aos pacientes.
Porém, o grande momento ficou mesmo por conta da caminhada, que percorreu toda a extensão da Avenida Kaethe Richers (3,9km), e foi compartilhado com risadas, danças, músicas e muito bate papo entre as mulheres, demonstrando o clima leve do sábado de sol na Estância Turística.
O Prefeito inteiro de Ribeirão Pires, Guto Volpi, também se fez presente e ressaltou o cuidado com a saúde da mulher. “Estamos promovendo um grande evento em que a saúde da mulher é prioridade. Mas não nos limitaremos apenas nisso, em breve vamos conseguir zerar todas as demandas por exames na cidade e ter um mês de dezembro maravilhoso para a saúde”, projetou. Secretários Municipais também estiveram presentes, como Audrei Rocha (saúde), Rosí de Marco (educação), Samuel Boss (Chefe de Gabinete), entre outros.
Ao final do dia, a diretora Clínica do CAISM, Karen De Gennaro, fez um balanço do mutirão. “Tivemos um dia de grande realizações aqui para o CAISM, de atendimento e muita informação ao paciente. Foi um dia não só de prevenção, como também de promoção à saúde”, finalizou.