Iniciativa é focada na temática de Economia Circular promovendo educação ambiental nas comunidades do entorno das operações da Braskem e apoiá-las em suas necessidades básicas - Fotos divulgação

A Braskem acaba de lançar mais uma edição do Plastitroque estendido na Zona Leste de São Paulo e região do ABC. Moradores das proximidades das unidades na região poderão realizar o seu agendamento para participar da segunda edição estendida do programa, com o objetivo de promover educação ambiental nas comunidades do entorno das operações da Braskem no Polo Petroquímico. 

Nesta edição, os participantes poderão trocar embalagens plásticas como PET (garrafas plásticas de bebidas), Plástico Duro (potes de cosméticos, baldes e brinquedos), PVC (sandálias plásticas, tubos e mangueira), Plástico Mole (sacos de alimentos, sacolas plásticas e embalagens Tetrapak), PS (embalagens para alimentos e remédios, bandejas, copos e pratos descartáveis) e Isopor (bandejas, embalagens de alimentos e de proteção para eletroeletrônico), se transforma em kits.  

Focado em promover a Economia Circular, o Plastitroque reforça o consumo consciente e o papel das cooperativas no processo de reciclagem já que os resíduos coletados no munícipio serão destinados para as cooperativas que são parceiras do SER+, iniciativa que promove inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da reciclagem e que também é desenvolvida pela companhia. 

Criada em 2019 no Brasil, a iniciativa já arrecadou quase 100 toneladas de resíduos plásticos, no entorno das unidades da Braskem, somando os eventos pontuais e a primeira versão estendida. 

O projeto acontece nos estados onde a Braskem tem atuação como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. Somente no ano de 2023, a iniciativa bateu recorde de arrecadação nos bairros vizinhos ao Polo Petroquímico do Grande ABC. Foram arrecadadas 53 toneladas de resíduos plásticos, convertidos em mais de 5200 kits de alimentação, mais de 4300 kits de limpeza e mais de 3000 kits de higiene. 

“Estamos muito felizes em tornar o Plastitroque uma ação de longo prazo para região do ABC e São Paulo. Através de iniciativas como essa, fomentamos a cadeia da reciclagem, mostrando que todos nós somos responsáveis pela destinação correta dos resíduos e ajudando na geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem”, destaca Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste. 

Para participar basta separar e higienizar o plástico, realizar o pré-cadastro digital e conferir a data e local do evento que ocorrerá mensalmente. Os endereços fixos do Plastitroque são: Praça do Costinha, na Rua Teodósio da Rocha com Rua Gomes Marzagão – Parque São Rafael – São Paulo (dia 01 de abril, das 7h às 12h) e Praça Adélia Moreira, na Rua Jorge da Silva, altura do n. 34 – Jardim Silvia Maria – Mauá (dia 06 de abril, das 7h às 12h). Mais informações: https://linktr.ee/Plastitroque ou pelo whatsapp (11) 9.4321-8671