Prefeito José Auricchio Júnior visitou a Emei Pedro Lorenzini onde pode ver o passa a passo da implantação do ProNutri- Fotos Letícia Teixeira / PMSCS

Mais uma escola da rede municipal de São Caetano do Sul recebeu a visita do prefeito José Auricchio Júnior como passo inicial da implantação do ProNutri (Programa de Educação Nutricional), que está levando bons hábitos alimentares para toda a comunidade escolar do município.

Acompanhado da secretária de Educação, Minéa Fratelli; do secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata, e do reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, Auricchio esteve nesta terça-feira (5/9) na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), localizada no Bairro Santa Paula.

 O chefe do Executivo conversou com professores e pais de alunos sobre o programa e conheceu as instalações da horta que está sendo criada pela equipe da diretora Julce Lopes Uliana, com a consultoria do curso de Arquitetura da USCS.

Além de aproveitar uma antiga banheira e garrafas pet como vasos, a escola também recebeu uma solução projetada pelos alunos de Arquitetura: uma estrutura criada com conexões de PVC, totalmente desmontável, que pode ser adaptada a diferentes espaços. “É o protótipo de uma solução para escolas que têm pouco espaço”, explicou o professor Luís Octávio Rocha, orientador do Projeto de Extensão, que irá atuar na implantação das hortas escolares.

Dessas hortas sairão alimentos que enriquecerão a merenda da escola, além de vivências que contribuirão com o aprendizado dos alunos e com a inclusão de alimentos saudáveis na dieta dos pequenos. “Vamos implantar as hortas escolares nas 66 escolas da rede municipal. Queremos que elas tenham não apenas um aspecto pedagógico, mas que as crianças possam usufruir dos alimentos colhidos”, declarou Auricchio.

Para ajudar as famílias na adoção de hábitos alimentares saudáveis, todos os 115 alunos de 2 a 6 anos matriculados na EMEI Pedro José Lorenzini receberam um kit pedagógico do ProNutri, com material informativo sobre o programa, incluindo receitas simples para fazer em casa.

Finalizando o encontro, a escola serviu aos visitantes um lanche totalmente feito com ingredientes naturais – uma torta de legumes, bolo de laranja, chá refrescante de capim-santo com limão e água saborizada com frutas.