Auricchio em visita às escolas (Foto tirada antes da pandemia). Foto: Divulgação
Auricchio em visita às escolas (Foto tirada antes da pandemia). Foto: Divulgação

Em mais uma live para discutir o futuro de São Caetano do Sul, o prefeito e pré-candidato à reeleição, José Auricchio Júnior (PSDB), debateu com especialistas a Retomada da Educação no pós-pandemia. Participaram do encontro virtual, na noite de terça-feira (1/9), o professor Fabiano João, coordenador do eixo educacional no plano de governo do chefe do Executivo, e o médico epidemiologista, sanitarista e professor universitário Sergio Zanetta.

Auricchio lembrou que São Caetano tem autonomia de decisão e que ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais – enquete feita com os pais e alunos da rede municipal mostrou que 78% são contra a volta neste momento. Enquanto isso, os estudantes seguem as atividades on-line por meio da plataforma Google for Education, que conta com ampla aprovação da comunidade escolar.

Prefeito em visita às creches da cidade. (Foto tirada antes da pandemia). Foto: Divulgação
Prefeito em visita às creches da cidade. (Foto tirada antes da pandemia). Foto: Divulgação

“A experiência certamente faz a diferença nas respostas a tudo o que estamos vivendo. E elas são dadas sempre baseadas na ciência, em salvar vidas e em proteger, neste caso, os alunos, os funcionários, os pais. Temos um olhar que nos mostra que por trás daquela pessoa há uma família. Por tudo isso, só voltaremos às aulas presenciais quando tivermos segurança”, garantiu Auricchio.

Zanetta corroborou, afirmando que ainda é cedo para a retomada. “Pesquisa da Universidade de Harvard nos mostra que as crianças transmitem tanto quanto os adultos”, alertou. “Reabrir escolas não é como reabrir uma loja. Neste caso, só haverá segurança após a vacinação de grande parte da sociedade.”

Fabiano João externou que a preocupação dos gestores da Educação vai além da qualidade do ensino. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor aos nossos alunos e profissionais, visando minimizar as perdas desse ano”, declarou, ao homenagear a classe.

O gestor revelou que a equipe está formulando propostas para a retomada, considerando a transformação do processo de aprendizagem, impacto que, segundo ele, será minimizado com a readequação do currículo e atenção permanente, especialmente nas transições do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e na conclusão do Ensino Médio.