Agentes realizavam ronda na região na última segunda-feira (18/4) quando foram abordados pela vítima. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Agentes realizavam ronda na região na última segunda-feira (18/4) quando foram abordados pela vítima. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Na última segunda-feira. 18/04, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu um homem e apreendeu dois adolescentes por prática de roubo, no bairro Baeta Neves. A prisão aconteceu quando os agentes realizavam rondas nas imediações e foram abordados por munícipes, que relataram o crime.

Na busca pelos indivíduos, a GCM encontrou os suspeitos na Rua dos Vianas. Foram encontrados dois simulacros, um sob posse do único maior de idade e o outro com um dos adolescentes. Os objetos roubados (uma bolsa feminina e um celular) estavam com o segundo menor e foram devolvidos à vítima.

Diante do risco de fuga e à integridade física dos agentes, os três foram algemados e conduzidos ao 1º DP de São Bernardo, onde a ocorrência foi registrada. O homem responderá por roubo qualificado e corrupção de menores. Juntos, os dois crimes podem resultar entre cinco a 14 anos de detenção.

Segurança

Como forma de combater a violência no município e reduzir os índices de criminalidade, a Prefeitura tem apostado na integração entre a GCM e as Polícias Civil e Militar.

Desde o início de março a administração reforçou a parceria com o Estado e intensificou as atuações da Operação São Bernardo Mais Segura, que deixaram de ser pontuais e passaram a ser diárias. Essas operações integradas envolvem centenas de agentes e de viaturas das três forças de segurança e são complementares a outras iniciativas ordinárias da Secretaria de Segurança Urbana, comandada pelo Coronel Carlos Alberto dos Santos, que já se consolidaram como políticas de governo no combate à criminalidade e na garantia do sossego público, como a Operação Noite Tranquila e a Operação Verão Seguro. 

Um dos focos dos agentes tem sido, sobretudo, roubos cometidos por criminosos com uso de motos. “Atualmente, tem sido muito comum o uso de motos como arma para a bandidagem. Por isso, é nosso dever criar condições à nossa GCM e implementar políticas públicas sérias que possam acabar com a criminalidade na prática”, destacou o prefeito.