Presença contínua durante o dia, com a Operação Bairro Mais Seguro, e à noite, com a Operação Dorme Bem, reforça a atuação contra pancadões e desordens urbanas Foto: Divulgação

Em combate à perturbação do sossego e com foco na prevenção de aglomerações, as operações Dorme Bem e Bairro Mais Seguro, realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo entre quinta-feira (22/1) e a madrugada de segunda-feira (26/1), somaram mais de 1.000 abordagens e registraram atendimentos relacionados à desordem urbana. A atuação integrada ao longo do dia e da noite resultou ainda na prisão em flagrante por tráfico de drogas.

No período, foram mobilizados 33 agentes e 13 viaturas nos bairros Jardim Detroit, Carminha, Alvarenga, Batistini, Sítio Bom Jesus, Selecta e Silvina. As equipes atuaram em pontos estratégicos definidos a partir de dados operacionais e demandas da população, com bloqueios e blitzes para conter pancadões antes da formação de aglomerações.

As ações apontam 604 abordagens a veículos e 522 a pedestres, ampliando o controle territorial. No período, também foram realizados 129 testes de etilômetro passivo, com 26 autuações por recusa, além de 96 outras autuações administrativas e o recolhimento de 28 veículos em situação irregular.

Ao avaliar os resultados, o inspetor da GCM de São Bernardo, Stracci, afirmou que “o resultado da operação confirma que ocupar o território nos horários certos permite identificar padrões de desordem, direcionar o patrulhamento e agir de forma antecipada nos pontos com maior reincidência”.