Marcelo Beja, Alexandre Leone e Ramis Sayar. Foto: Divulgação
Marcelo Beja, Alexandre Leone e Ramis Sayar. Foto: Divulgação

O ano de 2021 está chegando ao final e a direção da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul começa a fazer um balanço da temporada que teve início em meio a uma pandemia e termina com a expectativa de uma retomada total do comércio, mesmo ainda respeitando protocolos sanitários por conta do perigo eminente de uma volta ao crescimento de casos de COVID-19.
A ACISCS iniciou o ano com uma nova diretoria eleita em novembro de 2020 em meio a maior crise econômica de todos os tempos. Como representante da diretoria executiva o Empresário Alessandro Leone mostrou a que veio e ganhou respeito do meio empresarial por suas ações focadas no desenvolvimento econômico e fortalecimento do comercio valorizando o estimulo a compra local dando voz a vários setores da economia.

Representou os comerciantes frente ao Governo Municipal com pautas de iriam desde a abertura do comercio em especial Bares e Restaurante bem como pautas junto ao Governo Estadual onde impetrou um mandato de segurança a fim de garantir a abertura do comercio.
Dentre as principais ações registradas nos últimos doze meses destacamos a criação de vinte núcleos setoriais. Fomentar cada setor é importante frase dita por Leone nos mais de 30 cafés da manhã realizada todas as 4ª feiras do ano onde passaram mais de 1.600 empreendedores.
Resultado não poderia ser diferente comemora Alessandro Leone junto com sua diretoria onde em plena recessão e diante da pandemia fez o número de associados dar um salto ultrapassando 150 novos associados de janeiro a novembro de 2021 um crescimento de 17% do número de associados.

Sergio Leone na apresentação do Festival  Gastronômico. Foto: Divulgação
Sergio Leone na apresentação do Festival Gastronômico. Foto: Divulgação

Trabalhos desenvolvidos
Idealizou O 1º Festival Gastronômico, festival que movimentou todo o setor de alimentação da cidade sendo o 1º neste formato envolvendo 104 estabelecimentos entres bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias e cafeteria. Uma parceria se estabeleceu entre a associação de bares e restaurante e um parceiro estratégico que foi a Prefeitura Municipal onde desde o início Prefeito Tite Campanella apoiou através da SEDETI .
Na área de educação e capacitação criou o EAD a distância com diversas palestras ligados aos mais variados temas e áreas do conhecimento, ainda na educação trouxe para São Caetano a FAC (Faculdade do Comércio), que tem inicialmente 4 cursos de graduação com reconhecimento pelo Ministério da Educação.
Mesmo com o impedimento de organizar eventos a ACISCS não se furtou e inovou mais uma vez com a realização da 1ª Feira Virtual de Artesanato e Economia Criativa, a 1ª Wedding Fair Virtual de SCS onde foi envolvido 50 artesões da cidade e 50 cinquenta profissionais do mercado de eventos. Ambos setores muito prejudicados pela recessão e que nesta feira virtual apresentaram seus produtos e serviços para cerca de 2.000 mil clientes em potencial.
Palestras com grandes nomes do empreendedorismo e da política nacional com Ex Ministro e Presidente do Sebrae Dr. Guilherme Afif Domingos, Multi Empresário Carlos Wizard, Presidente da INVEST São Paul Gustavo Diniz Junqueira, Ex Governador Marcio França entre outros.
Na área digital inovou com o Lançamento do Aplicativo ACISCS onde diversas campanhas foram realizadas sempre valorizando a compra no comércio local. Onde além das funcionalidades tecnológicas foram realizadas as campanhas de Natal Acelerado em 2020 e Natal + Conectado em 2021 com prêmios instantâneos para troca no comércio da cidade.
O crescimento das ações e serviços para os associados evoluiu dentro de uma política ativa que buscou efetivamente o contato direto com os comerciantes, diminuindo as distâncias e entendendo as mais complexas e diferentes realidades.
Para o presidente da ACISCS, Alessandro Leone a expectativa é que esse esforço venha rotular um verdadeiro marco na condição do comércio de São Caetano.
“Evidente que estamos em meio a uma pandemia e temos que respeitar demais tudo isso, pois infelizmente pessoas estão perdendo seus amigos e familiares, mas com responsabilidade e organização nós precisamos projetar alternativas para que a economia se mova e continue gerando empregos e renda para o município. Sinto uma entrega e uma disponibilidade muito grande de todos os comerciantes da cidade e por isso vejo com bons olhos a evolução do comércio local. Desenvolvemos inúmeras ações esse ano, mas nada seria viável se não houvesse o comprometimento de todos os associados na realização das campanhas”, declarou Leone.
A ACISCS tem se dedicado diuturnamente pelo desenvolvimento e manutenção do comércio de São Caetano do Sul há mais de oitenta anos e mesmo diante das mais severas crises, mudanças de governos e transformações industriais e do sistema econômico do país a associação sempre se manteve sólida e comprometida em buscar alternativas para que o crescimento da cidade seguisse em paralelo a evolução dos comércios e industrias do município.
Alessandro Leone chega ao término do ano satisfeito com o que foi produzido, mas também motivado em relação a que 2022 seja de ainda mais conquistas na associação.
“A nossa essência é de trabalho e nossa inspiração é de sempre seguir realizando, por isso eu e toda a minha diretoria e colaboradores comemoramos os números e feitos desse ano, mas já estamos trabalhando e projetando voos ainda mais altos para o próspero ano que se aproxima. Assim somos nós, assim é a ACISCS”, finalizou Leone.

ACISCS em Números
150 novos associados e crescimento de 17% em 1 ano
Café da manhã 36 edições 1600 empreendedores participantes
Nucleos Setoriais – 20
Palestras e Workshops – 28
Festival Gastronômico- 104 Estabelecimentos participantes
1ª Feira Virtual de Artesanato e Economia Criativa, a 1ª Wedding Fair Virtual de SCS 100 empresas participantes e mais de 2000 visitantes.
Criação do EAD ACISCS e FAC – Faculdade do Comércio
Ampliação dos serviços e consultoria gratuita em todas áreas de gestão.