Capacitação do Voluntariado mostrou a importância do trabalho em benefício da sociedade- Fotos Divulgação

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) foi sede do curso Capacitação do Voluntariado. O evento foi promovido pela ADISBEC (Associação de Diabetes de São Bernardo do Campo) na tarde de segunda-feira (11), em duas turmas, no período da manhã e à tarde. O objetivo da iniciativa foi reforçar a importância de uma atividade solidária como transformação e bem estar para a sociedade.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, saudou o grupo e disse que ações sociais são importantes e que, além disso, pequenos gestos e atitudes ajudam a construir um mundo melhor. O evento foi gratuito e todos receberam certificados.

A presidente e fundadora da ADISBEC, Claudete Munhoz, abriu o evento contando a história da própria vida, com o caso na família, e como decidiu iniciar um trabalho voluntário.  A entidade foi fundada há mais de 20 anos.

“Na busca por orientação sobre como lidar com a doença, encontrei a AJD (Associação de Diabetes Juvenil de São Paulo), onde tive todo apoio necessário para reencontrar equilíbrio para cuidar do meu filho. Isso foi fundamental para superar e conquistar qualidade de vida para ele e também para que eu tomasse coragem em meio ao turbilhão de acontecimentos. E, assim nasceu a ADISBEC, após eu detectar a necessidade de termos uma associação no nosso município”, afirmou.

Valter Moura Júnior e Claudete Munhoz

De acordo com Claudete, a ADISBEC já promoveu mais de 50 mil atendimentos e realiza o acolhimento de pessoas diabéticas para tratamento.

“Há 25 anos, desenvolvo trabalho voluntário, especialmente na área da saúde como educadora em diabetes, e também pensando nas pessoas, que assim como eu, passou por problemas de diabetes com alguém na família. Por isso, através da ADISBEC, nós cuidamos do outro. Venha também fazer parte do nosso voluntariado”, acrescentou Claudete.

O foco da Capacitação do Voluntariado foi ressaltar a importância de uma ação. Durante o encontro, os presentes participaram de dinâmicas em grupo e de palestras.

A Enfermeira e palestrante, Regina Damásio, falou sobre a consciência de ajudar ao próximo, ser solidário, fraterno e ter empatia. Regina também é membro da diretoria da ADISBEC.

“A definição (pela ONU) de trabalho voluntário deve ser uma atitude sem qualquer vínculo, espontânea, que beneficia a sociedade, o mundo e a própria pessoa. Mas também é um hábito do coração, conforme Ruth Cardoso, cujo instituto dissemina conhecimento na área. Acima de tudo, é um aprendizado contínuo”, explicou.

A programação também abordou sobre a Lei do Voluntariado (nº 9608/1998), direitos, deveres e ações em campo.

Sibelle Almeida, nutricionista da ADISBEC, também participou como palestrante.

 Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.