Leni Rodrigues, psicóloga do hospital Santa Casa de Mauá. Foto: Divulgação
Leni Rodrigues, psicóloga do hospital Santa Casa de Mauá. Foto: Divulgação

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para conscientizar a população sobre o transtorno, a Organização estipulou a cor azul para o mês de abril. 

De acordo com a psicóloga do hospital Santa Casa de Mauá, Leni Rodrigues, o autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico e ocorre em diferentes graus. Ao longo da vida, muitos pacientes vivem de forma independente e outros têm deficiências graves e necessitam de cuidados e apoio. Por essa razão, o quanto antes o diagnóstico for definido, melhores serão os efeitos do tratamento.

Os principais sintomas são a dificuldade de interação e comunicação, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado, comportamentos repetitivos ou metódicos. Em casos mais graves os sinais são variáveis. 

A causa do autismo não é totalmente definida e alguns estudos relacionam ao estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólico, infecções e complicações durante o período de gravidez.

“Apesar de o autismo afetar a capacidade de se comunicar e de se relacionar, pode gerar habilidades únicas e bem diferenciadas como maior capacidade de atenção, memória e facilidade para o aprendizado de temas específicos”, explica a psicóloga Leni Rodrigues.

O TEA pode ser detectado muito cedo, ainda no primeiro ano de vida. Porém, a partir dos dois anos de idade, a maioria dos casos pode ser corretamente diagnosticado por meio de avaliações e testes específicos com foco no desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades.

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes com medidas farmacológicas para controle de sintomas e comorbidades e com o tratamento não farmacológico, que visa o treinamento de habilidades com foco na capacidade de comunicação e interação social, além de refletir positivamente na qualidade de vida por meio de abordagens psicoterápicas, fonoterapia e de terapia ocupacional.

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/