24º Festival de Inverno de Paranapiacaba - Fotos: Alex Cavanha

Interessados podem inscrever propostas até 5 de maio por meio da plataforma CulturAZ

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar com intervenções culturais do 24º Festival de Inverno de Paranapiacaba, que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho, dias 19, 20, 26 e 27. O prazo para as inscrições, que são gratuitas, termina em 5 de maio. A convocatória com as informações detalhadas sobre a seleção das atrações e o formulário de inscrições estão disponíveis em https://bit.ly/InscricoesFIP2025.

A convocatória é voltada para agentes culturais, artistas, grupos culturais e artísticos, além de coletivos de cultura – todos representados por pessoas jurídicas – cujas propostas sejam desenvolvidas de maneira a fomentar a  diversidade da cultura nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.

As propostas devem também atender as diretrizes da convocatória, como a valorização do conhecimento acerca da memória e dos símbolos da cultura local e a potencialização do diálogo entre a intervenção artística e o patrimônio  material e imaterial, bem como a promoção da interação do público com a intervenção e também com o patrimônio, entre outras.

Para a contratação de atrações para o Festival de Inverno, estão destinados recursos da ordem de R$ 190 mil, que serão distribuídos conforme o cachê definido para cada categoria de atração. As categorias são: apresentações e intervenções culturais em palco – com pelo menos um ano de atuação; apresentações e intervenções culturais em palco – com pelo menos dois anos de atuação; apresentações e intervenções culturais em palco – com mais de quatro anos de atuação; ocupação de artes integradas; intervenções culturais fixas e itinerantes fora dos palcos; Biblioteca de Paranapiacaba Abia Ferreira Francisco; parcerias e intervenções não remuneradas pela convocatória e categoria artistas de rua.

A seleção das propostas será realizada por uma comissão formada por seis integrantes de forma paritária, sendo três técnicos indicados pela administração municipal de Santo André e três membros representantes da sociedade civil, selecionados entre os inscritos no Banco de Pareceristas da plataforma CulturAZ, todos com direito a voto.

A lista dos selecionados será publicada na plataforma CulturAZ, a partir do dia 20 de maio.