Sala do empreendedor de São Bernardo do Campo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Sala do empreendedor de São Bernardo do Campo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

São Bernardo foi considerado o 7º melhor município do País no Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cidade é a única do Grande ABC que aparece no ranking dos 10 maiores municípios brasileiros que reúnem as melhores condições para a abertura de negócios e ocupa a 3ª colocação do Estado de São Paulo.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (28/01), mapeou o ecossistema empreendedor das 100 maiores cidades do País. São Bernardo obteve a nota 7,52 no índice geral, que avalia sete pilares (ambiente regulatório, qualidade da infraestrutura local, disponibilidade de crédito para expansão do negócio, tamanho do mercado disposto a consumir os produtos, nível de formação da mão de obra local, diversidade da estrutura de inovação e cultura empreendedora).

Essa é a primeira vez que São Bernardo ganha destaque na publicação, uma das mais tradicionais avaliações do ambiente de negócios no Brasil – a última edição do estudo foi publicada em 2017 e avaliou apenas 32 capitais brasileiras. A primeira colocada no ranking geral de 2020 é a Capital paulista, com nota 9,50. Na sequência aparecem Florianópolis (8,12), Osasco (7,94), Vitória (7,90), Brasília (7,57) e São José dos Campos (7,54).

Para o prefeito Orlando Morando, o reconhecimento é resultado do trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento econômico de São Bernardo desde 2017. “Criamos uma política pública de fortalecimento do empreendedorismo e da geração de empregos na nossa cidade e nosso objetivo é continuar atuando para garantir o desenvolvimento de empresas e a geração de renda para nossa população”, destaca.