O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (25/3), do encontro virtual Diálogos para uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Ministério da Economia.
Durante dois dias de evento, representantes de setores técnico e acadêmico, em parceria com agentes estratégicos, indicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) debatem o processo de elaboração da PNDU.
A convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, abordou o papel dos arranjos supramunicipais e apresentou ações e políticas públicas desenvolvidas em conjunto pelas sete cidades.
“As competências e atribuições de cada um dos municípios são complementares na mesma medida em que as dificuldades e as características individuais são partilhadas a partir do momento que atuamos de forma conjunta. Tudo isso decorre de uma identidade territorial e da conurbação que forma o Grande ABC”, afirmou.
O secretário-executivo disse ainda que o órgão intermunicipal busca soluções regionais em diversas frentes. “Isso torna o Consórcio ABC não apenas um arranjo supramunicipal, mas um arranjo multissetorial, de forma que todas as questões comuns dos sete municípios sejam tratadas de maneira uníssona”, explicou.
O encontro virtual prossegue na sexta-feira (26/3), das 9h30 às 13h, com debates sobre escala regional e contribuições para uma agenda urbana de integração regional.