
A partir do dia 31 de janeiro, a Pinacoteca Municipal de São Bernardo sediará a exposição ‘Reflexos Urbanos: a arte de Daniel Melim’. Nascido na cidade, o artista visual e educador apresentará ao público mostra individual com 12 obras, oito delas trabalhos inéditos. Pinturas em telas, relevo, entre outros formatos, retratam o papel da arte urbana para a ocupação simbólica dos espaços públicos. A exposição conta com apoio da Secretaria de Cultura do município, da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, e do ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado.
Um dos destaques da mostra, que seguirá em cartaz até 28 de março, será mural colaborativo, que permitirá aos visitantes experimentar técnicas como stencil, forma de pintura que utiliza moldes vazados, e lambe-lambe, tipo de comunicação visual caracterizada pela colagem de cartazes em papel.
“Essa exposição individual é uma forma de me reconectar com o lugar onde tudo começou. São Bernardo do Campo foi minha primeira escola de arte – não apenas pela faculdade, mas pela rua, pelos muros, pelas greves que eu vi quando ainda era criança. Essa experiência formou a minha visão de mundo. Trazer esse trabalho de volta, no espaço da Pinacoteca, é como abrir o meu ateliê para a cidade que tanto me acolheu e me fez crescer”, comentou Daniel Melim.
A secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, destacou a importância do apoio e valorização do trabalho de artistas locais. “Exposições como essa, de Daniel Melim, artista da cidade com trajetória reconhecida em todo o País e no mundo, são incentivo para novas gerações. A Pinacoteca e espaços públicos de São Bernardo estão de portas abertas para receber as iniciativas que valorizam a produção da arte, em suas mais diversas linguagens”, disse.

















