São Bernardo repetiu o feito de 2024 e conquistou o vice-campeonato da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025, realizados entre os dias 23 e 28 de outubro em São João da Boa Vista, no Interior de São Paulo. Classificada para disputar em 10 das 15 modalidades da competição, que reuniu 196 municípios, os 63 atletas da cidade – a delegação era composta por 80 pessoas, incluindo técnicos e dirigentes – somaram 89 pontos na classificação final, atrás de Sorocaba, que fez 148. Na sequência aparecem São José dos Campos (73), Santo André (68) e Praia Grande (64).
O resultado foi motivo para comemoração da delegação de São Bernardo, representada por atletas entre 60 e 94 anos, idade de Kimico Tomita, que competiu nas provas do arremesso do peso e corrida, na qual conquistou a medalha de prata. A última etapa do Jomi reuniu cerca de 2.800 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. A fase final foi realizada após oito etapas classificatórias, promovidas em diversas regiões do Estado.
Tâmara Rufini Vicente, coordenadora do Programa Campeões da Vida, reforça que São Bernardo pontuou nas 10 modalidades de que participou, sendo vice-campeã geral no atletismo feminino e masculino, vice na dança de salão categoria C, vice no tênis nas duplas masculino nas categorias A e C e vice no basquete adaptado na B feminino. No tênis de mesa individual, o grande destaque da cidade na disputa: Jorge Irie, 63 anos, medalha de ouro na categoria A.

O município também teve representantes nas disputas de coreografia, damas, dominó, natação e bocha. “Nossos atletas se superam a cada edição, fortalecendo os vínculos entre eles, apoiando-se mutuamente e consolidando cada vez mais o sentimento de uma grande família. Vale destacar que tem cidade que contrata muitos atletas de fora para reforçar as equipes, enquanto o nosso trabalho é todo feito na cidade, com professores da Secretaria de Esportes”, pontuou Tâmara.
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva, o resultado é reflexo do trabalho realizado em São Bernardo, que tem compromisso também com o esporte para a melhor idade, sobretudo com o Programa Campeões da Vida, porque valoriza todos os seus moradores. Segundo ele, “o esporte é uma ferramenta poderosa” para a transformação e a qualidade de vida das pessoas. “Só posso agradecer ao empenho de toda a delegação por representar tão bem a nossa cidade, e dar meus parabéns por mais uma conquista.”


















