Praia da Xepa - Foto Ruth Veras

Fortaleza? Salvador? Fernando de Noronha? Ou nenhum deles! E se pensarmos em um destino diferente desses mais badalados, mas com paisagens tão paradisíacas e deslumbrantes quanto? Se você topa analisar com carinho essa possibilidade a nossa dica é São Miguel do Gostoso, uma cidade com 10 mil habitantes localizada a 110 km da capital potiguar.

Praia de Tourinho é uma das mais visitadas e bonita. -Foto Ruth Veras

 

Para que possa visualizar o cenário, trata-se de um destino com aquela atmosfera de pescadores, mas que não deixa de ter uma estrutura das mais interessantes para receber o turista de todas as idades: seja a criança que vai adorar brincar no mar, até os praticantes de windsurfe e kitesurf. Esses últimos são beneficiados pelas generosas brisas que frequentemente podem ser sentidas e aproveitadas em Gostoso.

Falando em praia, mar e farol, outra atração desse destino é o Farol do Calcanhar, localizado próximo ao Marco Zero da BR-101, que por sinal nós falaremos dele, do Marco Zero, no próximo parágrafo. Mas voltando ao Farol, trata-se da segunda maior estrutura do gênero no Brasil. São nada menos que 62 metros de altura, só perdendo para o seu primo que mora entre as velas do Mucuripe, localizado em Fortaleza, com 71 metros de altura.

Voltando ao assunto Marco Zero da BR-101, esse ponto turístico pode ser visto na entrada da cidade. Para quem não conhece, a BR-101 é quase uma viela, de tão pequena #SQN. Brincadeiras à parte, o último trecho dessa rodovia, que passa por todo o nosso território, está no Rio Grande do Sul. Quer tirar umas selfies lá? Então não vire na RN-221 e continue na BR-101 por mais alguns quilômetros. Logo você verá um monumento que foi projetado por ninguém menos que o titio Oscar Niemayer.

A faixa de areia clarinha tem mais de 50 metros de largura- Foto Ruth Veras

A melhor praia

A próxima dica é Praia de Tourinho, apontada como uma das mais bonitas da região. A faixa de areia está a 8km de São Miguel e pra chegar até ela você terá um total de zero dificuldade. É só seguir até o final da rua principal de Gostoso (cidade pequena tem desses charmes chamado Rua Principal) e entrar na estrada de terra até a própria praia de Tourinho. Ou seja: sopa no mel.

O que te espera quando chegar lá? Além de ter um ambiente bem aconchegante, o lugar possui características intimistas, pois não está no eixo principal das praias de São Miguel, o que dá à Praia de Tourinho ares de exclusividade. Só tem um detalhe: essa exclusividade significa pensar que os dois bares existentes por lá só abrem aos finais de semana. Por isso, é importante ter essa informação em mente na hora de planejar a sua viagem.

Se hospedar em São Miguel é Só Alegria!

Pra você que já amou São Miguel do Gostoso, nós indicamos a Pousada Só Alegria, que é no melhor estilo beira-mar e está localizada no centro de São Miguel do Gostoso. A Só Alegria é dividida em duas áreas, sendo uma com 16 apartamentos (distribuídos entre duplos ou triplos) e a outra só de flats.

Instalação da Pousada Só Alegria – Foto Ruth Veras



Nessa última são quatro duplex que comportam até cinco pessoas, com dois quartos sendo uma suíte, sala de estar e cozinha americana. Além de tudo isso, os hóspedes podem desfrutar de uma bela piscina privativa.  A pousada tem um restaurante que serve café da manhã, café da tarde (com bolo, café e chá, uma cortesia), além de drinks, petiscos e pratos individuais o dia todo.

A Só Alegria tem piscinas adulto e infantil, redário, cama de balanço, um mirante e fica entre as praias da Xêpa e do Maceió.

A piscina da Pousada Só Alegre, que é hotel tipo pé na areia – Foto Ruth Veras