
O prazo para que pessoas de baixa renda possam tentar realizar o sonho de fazer um curso superior gratuito por meio do Programa Faculdade de São Bernardo, criado pelo prefeito Marcelo Lima, está se esgotando. Isso porque, os interessados em concorrer a uma das 200 vagas – 50 para cada um dos quatro cursos – têm até as 23h59 deste domingo, 20 de julho, para garantir lugar na disputa. Até o meio da tarde desta sexta-feira (18/7), 2.127 pessoas já tinham feito suas inscrições em 11 dias, com média diária de 193.
Conforme o mapeamento das inscrições para a primeira turma da instituição, que devem ser feitas exclusivamente de forma online pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc até as 23h59 do dia 20 de julho, 169 pessoas se inscreveram para o vestibular de Gestão Ambiental (116 à prova marcada para as 10h e 53 para a das 17h), 463 optaram por Gestão Financeira (298 e 165), 371 para Gestão Pública (244 e 127) e 371 para Marketing Digital (243 e 128).
O Programa Faculdade de São Bernardo é destinado para pessoas de baixa renda, que não tenham concluído curso de nível Superior. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, o processo seletivo vai oferecer 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão Pública e Marketing Digital (todos bacharelados) e Gestão Financeira (graduação tecnológica).
As aulas têm início previsto para o dia 14 de agosto de 2025, na modalidade semipresencial, tendo como endereço polo na Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro da cidade. A projeção é que o programa municipal possa contemplar, a partir do próximo ano, 400 estudantes. Já no terceiro ano de funcionamento a expectativa é matricular 1.000 alunos.
“Já temos bom número de candidatos, o que revela que muitas pessoas querem fazer um Ensino Superior para ter mais oportunidades, mas não têm condições financeiras para pagar. Nosso governo decidiu criar uma faculdade gratuita justamente por esse motivo, para ajudar essas pessoas, pois sabemos que a educação transforma a vida das pessoas, e é isso que o meu governo quer fazer. Então, agora quem quiser fazer faculdade gratuita pode se inscrever, mas é preciso correr, pois o prazo para estar no primeiro vestibular da nossa faculdade está acabando”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
BENEFICIÁRIOS – O Programa Faculdade de São Bernardo contará com critérios de seleção de candidatos para matrícula inicial na instituição, destacando o conceito social da proposta. Entre os requisitos para garantir o benefício estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.
Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios: melhor nota na redação do processo seletivo, menor renda per capita familiar, residir em região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentro da cidade e ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição.
CRONOGRAMA – As inscrições para a Faculdade de São Bernardo podem ser feitas pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc até 20 de julho. A prova do vestibular poderá ser feita no dia 27 de julho em dois horários, para escolha do candidato, 10h ou 17h, presencialmente na unidade São Judas – campus São Bernardo –, localizada na Avenida Pereira Barreto, 1.479, Baeta Neves.
O resultado preliminar das bolsas será disponibilizado no Jornal Notícias do Município em 4 de agosto. Os documentos para comprovação dos critérios deverão ser enviados, por e-mail, até o dia 6 de agosto.