São Bernardo do Campo será a primeira cidade da região do ABC Paulista a receber unidades da lavanderia da marca OMO. As unidades estão localizadas no centro da cidade e o bairro Nova Petrópolis. À frente dos negócios estão as empreendedoras Marcia Regina Galina, proprietária de uma loja no centro e outra dentro do hipermercado Big, e Dejanira Hadlech de Castro, no comando da loja em Nova Petrópolis.
As inaugurações de OMO Lavanderia no ABC marcam o início da expansão na região sudeste. A nova franquia, que pertence à Unilever, inaugurará outras unidades em cidades da região nos próximos meses.
OMO Lavanderia tem o objetivo de revolucionar o mercado de lavanderia por meio de uma das marcas mais amadas do Brasil, trazendo ainda mais cuidado e tecnologia. A marca chega para transformar a relação do cliente com as lavanderias profissionais, democratizando e simplificando o serviço, sem ter que abrir mão da qualidade e conveniência.
As duas empreendedoras optaram por investir no próprio negócio, apesar da estabilidade que tinham em suas respectivas carreiras profissionais. Famosa pelo polo industrial, a região também comporta diversas franquias. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 a região chegou a estar entre as quatro cidades com maior número de franquias.
“Estou no ramo de limpeza e conservação há dois anos, a região proporciona bom retorno para o comércio de oferta de serviços. Muitos moradores entendem o serviço de lavanderia como uma boa relação custo-benefício. Acredito que a força do nome também vai proporcionar mais interesse na lavanderia. O poder do atendimento de qualidade e personalização, inclusive na entrega, possibilita nos mantermos mais presentes no dia a dia dos nossos clientes”, comenta Dejanira.
Para Márcia Regina, agregar o serviço para todos os tipos de públicos é seu principal interesse. Ela atua entre uma loja e outra loja e busca sempre oferecer qualidade no atendimento. “Tanto na loja matriz quanto no ponto de coleta atuo para que a qualidade dos serviços prestados corresponda à confiança que os clientes depositam. Tenho públicos com interesses diferentes, demandas diferentes e todo o processo de higienização precisa atender essas expectativas. Com a nova marca ao meu lado, acredito que essa confiança só tende a aumentar, possibilitando aumentar o leque de serviços oferecidos”, conclui a franqueada.
Apesar da dificuldade que 2020 trouxe a todos os negócios, em decorrência da pandemia, a empreendedora está otimista para o último trimestre do ano.
As unidades de OMO Lavanderia em São Bernardo do Campo oferecerão diversos serviços de lavanderia profissional, além de facilidades como limpeza por cesto, delivery, planos controle e costura e reparos de roupas.
Potencial de negócios e segmento em alta
Segundo dados da ANEL (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), apenas 4% da população brasileira utiliza os serviços de lavanderia profissional, embora existam 23 mil lavanderias ativas. Esse número deverá atingir 10% da população até 2030, como consequência do movimento de transformação de “ter” para “usufruir”, o que já acontece em diversos setores econômicos.
Essa projeção otimista é o que faz com o setor de Limpeza e Conservação apresente números positivos ano após ano. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), esse setor cresceu 4,7% em faturamento e 3,9% em número de lojas, em 2019, comparando com 2018.
A expectativa de retomada no setor de franquias é positiva. Segundo pesquisa recente feita pela ABF com as principais redes do Brasil, 42,7% esperam que isso ocorra ainda em 2020, enquanto 31,4% acreditam que a retomada deve acontecer no 1º trimestre de 2021.