Prefeito Orlando Morando prestigiou a inauguração do Centro de Distribuição da Rede de Supermercados Joanin- Fotos Omar Matsumoto/PMSBC

Com a escolha estratégica por São Bernardo para abrigar seu novo Centro de Distribuição (CD) do grupo no ABC, a rede de supermercados Joanin inaugurou oficialmente a unidade que vai concentrar toda a operação logística da empresa, atualmente distribuída em quatro depósitos na região. De acordo com a companhia, o investimento privado se deu no valor de R$ 50 milhões no espaço, localizado no Km 17,5 da Via Anchieta.

 A abertura do empreendimento do Joanin gera 250 novos empregos diretos na cidade, sendo 125 pessoas na operação logística e outras 125 no administrativo. São 16 mil metros quadrados de área construída no espaço – em um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados -, o que irá permitir reunir os centros de distribuição da marca, que hoje estão em Santo André (uma unidade) e São Caetano (três unidades), e também todo o setor administrativo.

 “É um marco para São Bernardo, que simboliza progresso e novas oportunidades na cidade. Um empreendimento grandioso, em importante eixo logístico, potencializando ainda mais a região. O tamanho deste centro de distribuição é prova da expansão da rede e da confiança no município. Essa estrutura inaugurada significa mais desenvolvimento e crescimento. Desejo muito sucesso ao grupo, em nome de toda a família Castaldelli”, frisou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

 A cerimônia de inauguração contou com as presenças da deputada estadual Carla Morando e dos proprietários Rubens Castaldello Júnior, diretor administrativo do grupo e responsável pela expansão da rede, Alécio Castaldelli, diretor comercial, e Janete Castaldelli, diretora financeira da empresa.

 Castaldello destacou a importância da abertura do empreendimento para fortalecer a operação logística da rede. “Dia de muita alegria, com significado de grande trabalho realizado. Essa obra tem como objetivo central oferecer mais qualidade a todos os clientes. O abastecimento em nossas lojas será mais rápido e eficiente, o que inclui novas tecnologias empregadas no local. Estamos em uma das principais rodovias de São Paulo, em uma cidade que nos acolhe, com hospitalidade e respeito. Geramos mais empregos, recolhemos mais impostos e, acima de tudo, esperança de prosperidade.” 

 De acordo com números da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a rede Joanin é hoje a 50ª maior rede de supermercados do País e é considerada uma das principais marcas da região. Emprega atualmente cerca de 2.100 funcionários no total, em 19 lojas de varejo. A rede tem quatro lojas físicas em São Bernardo (Assunção, Jardim das Orquídeas, Taboão e Jardim Irajá). O grupo foi fundado em 1942, ainda como armazém de secos e molhados na antiga Vila Gonzaga, hoje Oswaldo Cruz, em São Caetano – iniciou o uso da marca Joanin nos anos 1970.

 EMPREGOS – Os números de empregos contribuem significativamente para a consolidação de São Bernardo na liderança do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)no ABC. A cidade concentrou em setembro, último mês analisado, metade dos empregos com carteira assinada gerados na região. Conforme o levantamento, foram criados 1.423 postos de trabalho formais.

 No acumulado do ano, o município registra saldo positivo de 4.813 vagas – computadas 98.877 admissões neste intervalo. Em relação aos últimos 12 meses, entre outubro de 2022 até setembro de 2023, São Bernardo acumula 4.699 empregos de saldo no período, contabilizando 130.042 contratações.