Friozinho, paisagens, ótimas culinárias vindas diretas das inúmeras fazendas produtoras da região e uma gama de atrações turísticas que nos enchem os olhos e com vontade de estar lá. Assim é aniversariante Serra Negra, que completa 192 anos no próximo dia 23 de setembro. Como já é possível perceber até aqui, não faltam lugares para conhecer. Antes, porém, vale relembrar que a pandemia ainda não acabou, por isso os cuidados com o distanciamento, uso de máscara e gel devem ser mantidos.
Falando em ar livre e puro das montanhas, Serra Negra nos reserva o Alto da Serra, um pico localizado a 1.310 metros do nível do mar. Trata-se do mais alto pico da região e, como dá para imaginar, a vista é paradisíaca. Vale dizer também que o acesso até lá só pode ser feito de carro, ou a pé caso esteja com um preparo físico de maratonista. A dica é levar algum alimento e bebida para serem consumidos lá em cima, tendo em vista que não há lanchonetes no Pico do Alto da Serra. Um piquenique com a família e os amigos ao final da tarde é a combinação perfeita.
Continuando na pegada dos lugares abertos, o Parque do Macaquinhos é garantia de diversão para toda a família, de modo especial os pequenos gastarem um pouco de energia. No entanto, não é só pra eles. Além de pedalinho e do lago, o visitante tem ainda a possibilidade de praticar tirolesa, entre outras atrações. O acesso ao Macaquinhos é gratuíta e cada atração tem o seu valor de ingresso cobrados separadamente.
A cidade tem também a Rota do Queijo e Vinho, onde propriedades rurais, geralmente administradas há anos por gerações de famílias se concentram, sempre apresentando produtos naturais, com aquele gostinho que só o nosso interior é capaz de proporcional. Uma delas é o Sítio Bom Retiro, comandado pela Família Carra. A propriedade, localizada no Km 9 da SP 105 oferece diversos tipos de vinhos, cachaças, rum e conhaque.
Continuando na linha gastronômica, desembarcamos no mundo dos doces caseiros. E que doces, minha gente. Um melhor que o outro e concentrados na Avenida Cel. Pedro Penteado, que vem a ser a principal de Serra Negra. A Pedro Penteado abriga uma série de empórios, que oferecem delícias como queijos, pimentas e frutas em calda. Dá água na boca só de imaginar.
Dicas de hospedagem
Agora que já falamos sobre as dicas de lazer e gastronomia em Serra Negra, nada mais justo do que passar algumas opções de hospedagem na aniversariante do mês. A primeira delas é o Biazi Paradise Hotel, com extensa área verde para caminhar e localizada na R. José Pintom, 1 – Bairro das Posses. O telefone é (19) 3892-6275.
Também tem o Hotel Fazenda Akropolis, com sua área repleta de contato com a natureza, além de quadra de tênis, salão de jogos e piscinas. Vale dizer também que o Akropolis fica a menos de dois quilômetros do centro de Serra Negra. Ou seja, dá até para deixar o carro no hotel e ir andando. Falando em andar, o Akropolis conta ainda uma trilha e passeios a cavalo. Telefone: (19) 3942-9900
Quer outra opção? Então aqui vai o Cachoeira dos Sonhos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3892-1250. E para completar a dica, tem o Hotel Pousada Gurupia, na R. Francisco Saragioto, 445 – Bairro das Posses. Telefone: (19) 3892-4944