Nesta quarta-feira, 12/08, o Fundo Social de Solidariedade de Santo André inaugurou uma nova sede em Paranapiacaba. O imóvel, que abrigava a antiga Padaria do Mendes, receberá os cursos da Escola de Ouro Andreense, workshops, além de outras atividades.
“Acreditamos nas ideias simples, mas de inovação, que são capazes de transformar a vida das pessoas. Começamos do zero, inauguramos o Fundo Social em outubro de 2017, começamos a funcionar em 2018 e já temos mais de quatro sedes atendendo em diversos pontos da cidade”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
Os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense que serão oferecidos no local visam profissionalizar o turismo, fomentar a economia, além de garantir renda e autonomia para os moradores da Vila. As aulas terão início de acordo com o andamento da pandemia.
Além da nova sede do Fundo Social de Solidariedade, Paranapiacaba recebe diversas outras obras, dando continuidade ao processo de restauração da Vila.
O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta quarta-feira mais uma edificação recém-restaurada em Paranapiacaba, a Cabine de Sinais. A construção, juntamente com a Cabine de Comandos, passou por detalhado processo de recuperação e em breve os dois locais serão novos pontos turísticos para serem apreciados por quem visita a região.
“Nesta manhã, além de acompanhar a conclusão do restauro da Cabine de Sinais, que foi completamente recuperada em parceria com a MRS, viemos entregar a academia ao ar livre e quadra para esportes e lazer. Também iniciamos o processo de licitação do campo de futebol, o primeiro com medidas oficiais do país. É um trabalho que iniciamos desde o primeiro dia, para valorizar a Vila, criar oportunidades para os moradores, atrair turistas e novos investimentos”, disse o prefeito.
Para o restauro das duas cabines foi investido cerca de R$ 1,8 milhão pela MRS Logística, em uma ação que foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a MRS e o Ministério Público.
As intervenções foram realizadas pela empresa especializada Companhia de Restauro XXI, que usou técnicas modernas e retrospectivas para que as edificações retornassem às suas condições históricas originais.
A Cabine de Sinais e a Cabine de Comandos foram implantadas após a duplicação da via férrea, em 1896, para abrigar um novo sistema de alta precisão para a época. Todas possuíam no seu interior alavancas de travamento dos trens e vários outros equipamentos, como telefone e telégrafo.