O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou neste mês atividades práticas do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTSA) relacionado às obras do Complexo Viário Cassaquera, que envolvem canalização do córrego Cassaquera, combate às enchentes e implantação de um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
O trabalho socioambiental visa informar, orientar e sensibilizar moradores da região, principalmente os que devem ser mais impactados, sobre as intervenções que serão realizadas e os benefícios para o saneamento ambiental, a saúde e a qualidade de vida, o que vai possibilitar maior transparência sobre as obras e um contato direto entre o poder público e os munícipes.
Também estão previstas oficinas e outras atividades de educação ambiental junto à população, conforme princípios e diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André (PTTSA). A previsão é de que o PTTSA envolva cerca de 30 mil andreenses dos bairros Vila Homero Thon, Vila Guarani, Jardim Marek, Centreville, Vila Progresso, Parque Gerassi e Vila Guaraciaba até dezembro de 2021, quando as obras devem ser finalizadas.
O projeto socioambiental está estruturado em dois eixos. O primeiro é de mobilização e comunicação, que traz ações informativas, reuniões com lideranças comunitárias, propaganda volante e divulgação de cartazes, banners e faixas nos bairros.
Já a segunda é de sensibilização e educação. Essa etapa compreende ações diversas, como elaboração de materiais pedagógicos (cartilhas, maquetes e folders), esquetes teatrais, oficinas educativas e de sensibilização sobre saneamento, reaproveitamento de materiais recicláveis, compostagem, arte com a temática ambiental, arborização e agricultura urbana, além de visitas e eventos em escolas e comunidades. Por causa da pandemia do coronavírus, as atividades de educação ambiental serão programadas quando houver autorização dos órgãos de saúde para a retomada do convívio social.
Programa Sanear Santo André
As obras do Complexo Viário Cassaquera fazem parte do programa Sanear Santo André, que tem como objetivo o investimento em infraestrutura urbana nas áreas de micro e macrodrenagem e destinação correta de resíduos.
Todas as intervenções serão executadas pelo Semasa, com financiamento no valor de US$ 50 milhões pela CAF (Corporação Andina de Fomento), o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O pacote de obras ainda prevê a construção de novas estações de coleta de resíduos, um piscinão na região da Vila América e um novo sistema de monitoramento de chuvas.
Texto: Susi Elena