Os cursos do terceiro bimestre da Escola Municipal de Novas Tecnologias de São Caetano do Sul (Escola de Informática) tiveram início na última terça-feira, dia 04 de agosto. São 36 turmas, a maioria com cerca de 30 participantes, e entre elas, duas que atingiram 55 matriculados em cada período.

“Foi surpreendente o número de inscritos nas turmas de crianças menores para o curso de Scratch Junior. São 55 alunos, de 6 a 9 anos, em cada período”, afirmou Léia Bastos, coordenadora pedagógica do Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital e Escola Municipal de Novas Tecnologias.

O Scratch é uma ferramenta que permite criar jogos e animações por meio de blocos. “Brincando a criança aprende movimentar animações, criar seus próprios personagens e, com isso, cria-se uma aprendizagem criativa na qual a criança aprende por meio de seus próprios projetos e desafios”, explicou Léia.

Na segunda aula da turma, a professora Simone Maciel Lourenço introduziu uma história que começou a ser reproduzida em forma de um livro digital. “Por meio de uma história, os alunos começam a conhecer as ferramentas e comandos do programa que os auxiliarão na construção e movimento de personagens, criação de efeitos, sons e paisagens. À medida que formos produzindo o livro virtual, vou introduzindo novos conteúdos para que cada um explore e crie sua própria história”.

Os cursos são remotos nas modalidades: virtual (com encontros semanais ao vivo), híbrido (que além de encontros virtuais ao vivo, terá aulas gravadas) e gravado (com todas as aulas gravadas e interação pedagógica pela Sala de Aula Google). As vagas para o terceiro bimestre já foram preenchidas, mas ainda há vagas remanescentes para o quarto bimestre. Os cursos terão duração de oito semanas e a carga horária varia entre 24 e 36 horas-aulas.

“São 16 cursos de capacitação profissional e que também colaboram com as demandas educacionais, além de opções para educadores. Temos percebido que nossos cursos têm aberto possibilidades aos jovens que criam novas soluções em aplicativos, softwares específicos e até jogos”, destacou Wesley Adriano Martins Dourado, diretor da Escola Municipal de Novas Tecnologias.

Todos os cursos são gratuitos e destinados a residentes e domiciliados em São Caetano do Sul. É preciso comprovar conhecimento para o curso por meio de documentação de escolaridade ou de trabalho que compreendam os conhecimentos exigidos.  

Para participar é preciso ter computador ou celular, acesso a internet e, dependendo do curso, software específico instalado no equipamento.
As inscrições devem ser feiras pelo no site https://sites.google.com/scseduca.com.br/cursos onde o candidato encontra todas as informações detalhadas. Terminado o processo de inscrição, o munícipe será notificado, por e-mail, confirmando sua participação na modalidade escolhida.