Avanço na vacinação refletiu na queda expressiva das internações decorrentes de complicações da doença; taxa de ocupação dos leitos municipais está em cerca de 9%. Foto: Angelo Baima/PSA
Avanço na vacinação refletiu na queda expressiva das internações decorrentes de complicações da doença; taxa de ocupação dos leitos municipais está em cerca de 9%. Foto: Angelo Baima/PSA

Nesta quarta-feira, 22/09, Santo André atingiu a marca de 70% dos adultos vacinados com a segunda dose ou dose única dos imunizantes contra Covid-19. Até o momento, foram aplicadas 591.430 vacinas de primeira dose, e 369.190 imunizantes de segunda dose ou doses únicas.

O prefeito Paulo Serra falou sobre a importância da segunda dose para completar o esquema vacinal. “É importante a gente reforçar para as pessoas a necessidade do comparecimento para receber a segunda dose da vacina. Estamos chegando àquela taxa que os especialistas consideram ideal para atingir a imunização coletiva. A queda dos números é proporcional ao número das pessoas vacinadas e isso nos deixa muito felizes”, pontuou.

Adolescentes

O município também segue avançando na vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com 81% vacinados do público-alvo, estimado em cerca de 51 mil pessoas.

Complementar

A Prefeitura de Santo André está realizando ainda a vacinação suplementar para idosos com mais de 80 anos. O reforço da vacina também está disponível para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias. Para esse público foram realizadas, ao todo, 7.482 aplicações.

O avanço na vacinação refletiu na diminuição das internações decorrentes de complicações da doença. Atualmente a taxa de ocupação geral do CHM (Centro Hospitalar Municipal) dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 é de aproximadamente 9%. O hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia está há 22 dias sem ocupação.