Pesquisa indica intenção dos pais de envio dos estudantes às escolas municipais com a retomada, que acontecerá a partir de agosto. Foto: Divulgação/PMRP
Pesquisa indica intenção dos pais de envio dos estudantes às escolas municipais com a retomada, que acontecerá a partir de agosto. Foto: Divulgação/PMRP

Mantendo o compromisso de dialogar com a comunidade escolar sobre a retomada gradativa das atividades presenciais na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação aplicou, entre 29/06 e 02/07, pesquisa de intenção junto às famílias dos estudantes. Do total de 5.462 respostas (78% dos alunos matriculados na rede), 54% dos pais pretende enviar seus filhos à escola a partir de 02 de agosto. A pesquisa é mais um dos indicadores para o planejamento de protocolos da retomada.

Por segmento escolar, a intenção de retorno é maior entre as famílias dos alunos do ensino infantil (61% para crianças do infantil integral e 53% infantil parcial). Entre alunos do Fundamental I (1° ao 4° ano), a maioria pretende enviar os filhos à escola (51%). No Fundamental II (5° ao 9° ano), 48% dos pais também aguarda o retorno presencial.

“Os indicadores irão nos auxiliar no planejamento da retomada segura. Esses são dados reais que demonstram, por faixa etária e região, quantos alunos devemos esperar na volta presencial. Além dos protocolos de segurança contra o coronavírus, a pesquisa também contribui para o redirecionamento das atividades do ensino remoto”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

A Secretaria de Educação da cidade trabalha, desde o início deste ano, nos preparativos para a retomada gradativa presencial. Entre as ações realizadas está o Programa de Recuperação de Escolas Municipais, que está promovendo readequações e melhorias estruturais para acolher alunos e profissionais. A medida inclui reforma de telhados, troca de janelas e pias danificadas, troca de pisos e revestimentos de parede, entre outros.

Em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, por meio da Vigilância à Saúde, a Educação avalia, de forma permanente, os protocolos sanitários e de segurança para o controle do coronavírus. Máscaras e EPIs estão sendo adquiridos e novas medidas estão sendo traçadas e colocadas em prática para receber os estudantes na escola.

A previsão de retorno das equipes às escolas é 29/07, para replanejamento de atividades do 2° semestre. Os alunos têm previsão de retorno para 2/08, com limite de capacidade de atendimento. A Secretaria de Educação avalia reforço na segurança da retomada de alunos com menos de 2 anos (Berçário 1), crianças que não utilizam a máscara de proteção. O calendário escolar e os protocolos de retomada serão informados às famílias dos estudantes nos próximos dias.

Vacinação contra o coronavírus – Em ação conjunta com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, todos os profissionais da rede municipal de ensino foram imunizados contra o coronavírus. Parte dos trabalhadores já recebeu duas doses do imunizante.