Jogos da Terceira Idade de Santo André voltam às atividades após interrupção de dois anos por conta da Covid-19. Foto: Alex Cavanha/PSA
Jogos da Terceira Idade de Santo André voltam às atividades após interrupção de dois anos por conta da Covid-19. Foto: Alex Cavanha/PSA

Após dois anos sem competições por conta da pandemia da Covid-19, as disputas mais queridas pelos andreenses estão de volta. O 21º Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André) será realizado a partir do dia 25 de abril, data da abertura oficial do evento. Os interessados em participar de uma ou mais das 15 modalidades devem comparecer até o dia 25 de março à Secretaria de Esporte e Prática Esportiva (Praça IV Centenário, Prédio Executivo, 6º andar, Sala 3), de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 para se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelos telefone 4433-0207. A competição terá como data final o dia 7 de maio.        

As tradicionais modalidades serão: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei adaptado e xadrez. Há a necessidade de apresentar atestado médico para atletismo, natação, tênis de mesa e de campo, além do vôlei.

Sobre

O Jotisa é realizado desde 1999 e envolve, a cada ano, cerca de mil participantes diretos e 4 mil indiretos. O evento é destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, entre mulheres e homens. Algumas provas, ainda, permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme regulamento de modalidades específicas.     

Danças fazem parte das atividades. Foto: Ricardo Trida/PSA

O evento é a única competição do gênero com formato aberto à participação individual ou por meio de entidades de Santo André e cidades convidadas. O Jotisa busca promover a valorização do idoso visando a integração e o exercício da cidadania, por meio do estímulo da prática de atividades esportivas.   

As competições são realizadas em instituições particulares e locais públicos. No início do evento é realizada a cerimônia de abertura com desfile dos atletas participantes, com acendimento da pira olímpica, onde sempre é convidado um atleta desta faixa etária que fez parte da história do esporte na cidade ou de forma nacional.

A competição tem registrado crescimento significativo de público nos últimos anos. No primeiro ano do evento, Santo André teve uma adesão de aproximadamente 500 participantes e, na última edição realizada em 2019, esse número chegou a aproximadamente 1,2 mil participantes diretos e 5 mil indiretos.