Cerca de 80 jipeiros voluntários participaram, na manhã desse domingo (8), do 17º Passeio Inclusivo do Jeep Clube Ribeirão Pires. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, a atividade promove a inclusão de pessoas com deficiência em passeio off-road em trilhas do município.
Apesar do tempo chuvoso, o comboio de jipes, que estava concentrado no Hotel Estância Pilar, conseguiu sair pelas redondezas da Quarta Divisão em percurso off-road de, aproximadamente, 20 km e duração de 1 hora e meia. “Só temos que agradecer a todos os voluntários e apoiadores dessa iniciativa por não pouparem esforços para que esse dia seja mágico. Conseguimos, mesmo com a chuva, proporcionar sorrisos e um dia de aventura para todos”, comentou o presidente do Jeep Clube Ribeirão Pires, Nelson Dias de Freitas.
Voluntário do Jeep Clube Ribeirão Pires há 3 anos, Mario Kiyoshi Takahashi, morador de São Miguel Paulista, explicou que a distância não é um problema quando se quer ajudar ao próximo. “Já atuo em outras ações sociais, mas envolvendo acupuntura, e a distância física nunca nos impediu de participar. Trouxe amigos de Itaquera e outros lugares de São Paulo para ajudar também. Essa troca de experiências com as famílias ressignifica nossos valores”, comentou emocionado.
Acometida por toxoplasmose cerebral desde o nascimento, Jade Tainã Souza Silva, 27 anos, e a mãe, Sandra Avelino de Souza Silva, moradoras de Mauá, participam do passeio inclusivo do Jeep Clube há mais de quatro anos. “Ela quase não sai de casa e, quando sai, é para ir a algum médico. Por isso, a alegria de estar aqui, um momento de lazer de verdade”, comentou a mãe. Tendo perdido a audição aos 3 anos de idade por conta de um acidente, Mamedio Valeriano, 37 anos, morador de Rio Grande da Serra, participa do passeio desde a sua primeira edição. “Sempre fui bem acolhido pelo jipeiros e bem recepcionado aqui. Gosto muito de aventura”.