Moradores da Vila São José, na região do Ferrazópolis, receberam na tarde desta quinta-feira (16/10) área de lazer e de convivência revitalizada, a partir de parceria viabilizada entre a Prefeitura de São Bernardo e a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e participação ativa da comunidade, que sugeriu equipamentos que deveriam ser instalados no local. O espaço, situado na faixa de dutos da companhia na Passagem Jesus de Nazaré, ganhou novos brinquedos, academia ao ar livre e mesas e bancos em cimento. No município, são cerca de 50 quilômetros de dutos.
A área de lazer integra o programa da empresa Faixa da Gente, realizado em várias cidades do País e que tem como objetivo revitalizar trechos da faixa de dutos, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno e garantir o uso ordenado e seguro dos espaços, sobretudo em comunidades carentes desse tipo de espaço. A iniciativa também busca promover um ambiente de convivência social e de transformação socioambiental, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e para a promoção de um ambiente saudável.
O secretário municipal de Governo, Ivan Silva, agradeceu à Transpetro pela medida e elogiou os moradores por terem participado ativamente da revitalização do espaço, assim como do mutirão para pintura de muros das casas da Passagem Jesus de Nazaré, com apoio da empresa e de funcionários.
Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo, Ruth Cristina Ramos destacou a importância da iniciativa, não apenas para a comunidade, mas também para o meio ambiente, na medida em que os espaços não são degradados nem se transformam em áreas de descarte irregular de lixo. Inclusive, em outros locais a companhia autorizou a implantação de hortas comunitárias em faixas de dutos, como em outro ponto da Vila São José e também no bairro Vivaldi, ação que une alimentação saudável e proteção ambiental.

BEM-ESTAR – O presidente da companhia, Sérgio Bacci, reforçou que a entrega da área de lazer “é mais um sinal evidente” de que a empresa trabalha para que a operação do sistema de dutos seja segura e socialmente responsável. “E ver essa ação acontecer aqui me enche de orgulho, pois conheço bem a realidade e as demandas desta região. Queremos crescer, diversificar nossas atividades, mas conciliando essa estratégia com o bem-estar das pessoas. Acreditamos que lazer, cultura e educação transformam a vida das pessoas, trazendo melhorias simples, mas expressivas.”
Residente da Vila São José há 16 anos, Thiago Santos Moraes, que acompanhava a neta Estela, de 6 anos – aproveitava o balanço antes de o espaço ser inaugurado oficialmente -, disse que a revitalização chegou em “boa hora” porque o espaço apresentava problemas. “Não é que estava abandonado, mas precisava de cuidados. A praça ficou ótima para as crianças, e agora a comunidade precisa cuidar para que ninguém destrua. Mas quando for necessário fazer uma manutenção, será importante ter a ajuda da empresa ou da Prefeitura, porque somos uma comunidade carente.”