Turmas de Assistente Administrativo e Porteiro e Controlador de Acesso estão disponíveis para inscrição até dia 18 de fevereiro. Foto: Alex Cavanha/PSA
Turmas de Assistente Administrativo e Porteiro e Controlador de Acesso estão disponíveis para inscrição até dia 18 de fevereiro. Foto: Alex Cavanha/PSA

Santo André está com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro para os cursos de Assistente Administrativo e Porteiro controlador de acesso. As oportunidades são oferecidas por meio do Via Rápida Emprego, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Metodologia

O curso de “Porteiro e Controlador de Acesso” capacitará o aluno a recepcionar e orientar moradores de condomínios ou usuários de edifícios comerciais e empresas públicas ou privadas, zelando pela segurança pessoal e patrimonial. Já o curso de “Assistente Administrativo” fornecerá capacitação para o aluno auxiliar nas atividades administrativas empresariais, preparando arquivos e documentos nos processos de finanças, gestão de pessoas, logística, marketing, comercial e jurídico.

Os cursos são de curta duração e acontecerão no formato remoto com aulas ao vivo, no modelo de Ensino a Distância (EAD). As inscrições deverão ser efetuadas por meio do link: www.cursosviarapida.sp.gov.br.

As aulas terão início no dia 8 de março e serão realizadas de forma virtual. Os alunos poderão receber uma bolsa auxílio de até R$ 210, que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site do Via Rápida, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.

Projeto

O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. A ação tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e de formação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a parceria com o Governo do Estado de São Paulo para a promoção de qualificação profissional tem sido determinante na cidade. “Estamos muito felizes com mais essa parceria do Governo do Estado com a Escola de Ouro, que promoverá a qualificação de mais 40 pessoas em nossa cidade. Trazem não só a oportunidade de qualificação, mas também um auxílio financeiro, caso cumpram as exigências do Estado. O pilar da qualificação é fundamental e tratamos como uma das nossas prioridades, assim como a melhoria no ambiente de negócios e da competitividade das empresas”, disse.

As novas vagas se somam às ações do programa Via Rápida Emprego e do Minha Chance em Santo André, que já ofereceram cursos de “Auxiliar de Cozinha”, “Auxiliar de Logística”, “Marketing Digital em Redes Sociais e E-commerce”, “Desenvolvimento de Websites Front-end”, “Publicidades para Mídias Digitais”, “Almoxarife e Estoquista”, “Assistente Contábil de Crédito”, “Técnicas de Vendas” e “Informática Básica”.

A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.