O verão de Porto Seguro começou antes do esperado, com um fluxo turístico recorde registrado já na primeira quinzena de outubro, impulsionado pelos recessos escolares em várias regiões do Brasil. A cidade atingiu 95% de ocupação hoteleira, número que deverá ser repetido em novembro e se espera alcançar 100% de ocupação na temporada 2024/2025, considerada a maior da história.
O sucesso desse fluxo é resultado de um trabalho estratégico realizado pela gestão municipal, com ações de mercado e marketing, requalificação dos equipamentos turísticos e novas segmentações que combateram a sazonalidade e fortaleceram os corredores turísticos. “Outubro se tornou a mini alta temporada em Porto Seguro. No caso do Resort Arcobaleno estamos com uma taxa de ocupação superior a 90% e com todos os finais de semana lotados. O perfil principal de hospedagem tem sido famílias com crianças, aproveitando a maior concentração de recessos escolares do mês. Para o verão e em 2025, as expectativas são positivas, principalmente, por conta do aumento do tráfego da Argentina e ampliação da malha área. E temos de lembrar sempre que esse sucesso atual da hotelaria de Porto, tem a contribuição direta do trabalho fantástico feito pela Secretaria de Turismo nos últimos anos”, aponta o Sócio-Diretor Resort Arcobaleno, Kadu Guimarães.
A expectativa para o verão de 2024/2025 é a maior que já tivemos. Só com voos fretados, serão cerca de 70 pousos no aeroporto de Porto Seguro, além dos voos regulares, gerando um movimento gigantesco na cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Guto Jones. Estão previstos 912 pousos até 24 de dezembro, 1068 em janeiro e 858 em fevereiro, totalizando 2.838.
Além disso, o fortalecimento do acesso rodoviário também tem sido um diferencial no aumento de turistas, que mesmo com a distância preferem as experiências no destino Porto Seguro do que as águas frias de outras localidades. Além disso, a gestão se prepara para monitorar melhor os veículos rodoviários, assegurando uma recepção à altura de todos os visitantes, seja por via aérea ou terrestre.
O vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, reforçou a importância do planejamento para garantir uma operação organizada: “Estamos mobilizando todas as áreas para garantir que Porto Seguro esteja preparada para receber esse grande fluxo de visitantes, proporcionando tranquilidade para moradores e turistas”, afirmou em reunião de alinhamento para Operação Verão.