As plásticas estão entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil. Atualmente o país ocupa o segundo lugar no ranking de realização de cirurgias plásticas, segundo a ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. O fenômeno é consequência dos conteúdos projetados nas redes sociais, que contribuiu para a busca constante do rosto e o corpo perfeitos, refletindo diretamente no aumento de intervenções estéticas invasivas nos últimos anos.
Segundo Dr.º Sergio Faria, cirurgião plástico e especialista do Conselho Regional de Medicina do Estado de SP, o clima tropical do país influencia diretamente no aumento da procura pelos procedimentos estéticos. “Nesses períodos, as cirurgias estéticas, principalmente as lipoaspirações, são muito procuradas por pacientes que querem estar prontos para o verão e para o carnaval”, explica o cirurgião.
Entre as cirurgias mais realizadas pelos brasileiros estão: Abdominoplastia, Mamoplastia de aumento (volume), Mastopexia ou Lifting mamário (redução da flacidez, mais firmes e altos), cirurgia de Ginecomastia (Mama masculina) e Otoplastia (cirurgia estética da orelha).
Com o avanço tecnológico na área da saúde, as plásticas apresentam muito mais segurança e conforto, durante e no pós-operatório aos pacientes. Além disso, o investimento ficou mais acessível para população de todas as classes sociais.
É importante ressaltar que esse avanço e popularização são devidos à modernização de equipamentos cirúrgicos e dos insumos para as cirurgias. São desde os fios de sutura mais resistentes e maior durabilidade, de colas para tecido humano, além da tecnologia para nano enxerto de gordura associado a outras técnicas menos invasivas.
Dr.º Sergio Faria atua no segmento de cirurgia plástica há mais de 20 anos em São Paulo e São Bernardo