Alunos da Universidad Católica Luis Amigó, da Colômbia, visitaram as instalações do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns da Prefeitura de São Caetano do Sul para conhecer a estrutura que promove capacitação e formação de todos os servidores da educação municipal.
A comitiva era formada por universitários dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Direito. Eles vieram ao Brasil graças a uma parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), do setor de internacionalização. Durante uma semana, o grupo tem uma agenda extensa de compromissos, como visitar o MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), acompanhar a realidade na comunidade de Heliópolis e conhecer o Instituto Paulo Freire, além de descobrir como São Caetano constrói uma das melhores educações públicas do Brasil.
Marilda Capitulina Costa Salgado, facilitadora de ações pedagógicas e administrativas do Cecape, recepcionou os alunos e professores da Universidad Católica Luis Amigó e fez uma explanação de como funciona o equipamento de capacitação de professores, como ele foi potencializado a partir de janeiro e como a plataforma AutoriaSCS, de cursos digitais, ampliou ainda mais o acesso a propostas de aprimoramento profissional.
“O Cecape é um equipamento essencial na construção da política de educação de São Caetano do Sul. Aqui recebemos não apenas professores, mas todos os profissionais da educação, porque temos o entendimento que essa construção de uma educação de qualidade é coletiva”, comentou Marilda, que estava acompanhada de Soraia Lasso Caram Muratt, do Núcleo de Projetos Especiais.
Jaine Braz, integrante do setor de internacionalização da USCS, acompanhou os estudantes colombianos na missão no Brasil. Para ela, esse tipo de intercâmbio fortalece a USCS enquanto instituição e também mostra êxito do departamento, liderado pelo professor Ricardo Almeida.
“A realização de missões acadêmicas internacionais representa uma estratégia de grande relevância para universidade como a USCS, pois contribui diretamente para o fortalecimento institucional e o posicionamento da universidade no cenário Latino-americano, além de proporcionar aos estudantes universitários uma vivência acadêmica, técnica e cultural enriquecedora que contribuirá com a formação pessoal e profissional”, comentou.