
Um dos mais tradicionais equipamentos de saúde de Santo André vai ser o primeiro a receber um novo conceito, que alia bem-estar e sustentabilidade. A Unidade de Saúde da Vila Helena, construída em 1976, está passando por reforma completa e será pioneira em práticas que minimizam os impactos ambientais, com a utilização de placas de energia fotovoltaica, captação de água da chuva e piso externo permeável.

“As obras estão em ritmo acelerado, as equipes seguem trabalhando bastante e já saímos daquela fase da estrutura da obra, chegando agora na etapa de acabamento. E vamos preparar esses prédios observando todas as questões ambientais e de mudanças climáticas”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou o equipamento nas companhias dos secretários Pedro Seno (Saúde) e José Antônio Ferreira (Manutenção e Serviços Urbanos). “Continuamos com as reformas do programa Qualisaúde para entregar um serviço de ainda mais qualidade”, emendou.
Entre as intervenções a serem realizadas na Unidade de Saúde da Vila Helena estão serviços de manutenção, correções, reparações, adaptações e modificações para fins de melhorias do equipamento, com instalação de novas portas, janelas, execução de forro e caixilharia, instalação de pisos, parte elétrica, hidráulica e pintura em geral, paisagismo da parte externa, nova entrada, toda a parte de tecnologia e computação, entre outras benfeitorias, deixando a unidade similar a outras entregues nos últimos anos.
A unidade terá novos consultórios (cinco, sendo um de ginecologia), sala de odontologia, salas de expurgo, esterilização, farmácia, vacina, posto de enfermagem, coleta/medicação, sala de grupo, administração e jardim de inverno, entre outras estruturas.

O equipamento presta serviços de consulta de enfermagem, consulta clínica, consulta de pediatria e puericultura, consulta de ginecologia e obstetrícia, coleta de material para exames laboratoriais, realização de curativos, realização de eletrocardiograma, realização de grupos de tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental, gestantes e planejamento familiar, acolhimento de enfermagem, e ainda aplica vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.
A Unidade de Saúde da Vila Helena tem uma área de abrangência que inclui os bairros Vila Vitória, Jardim Silveira, Vila Alzira, Vila Pires, Vila Helena, Vila Cecília Maria, Vila Junqueira, Jardim do Estádio, Vila Marina, Jardim Ipanema, Casa Branca, Vila Tibiriçá e parte da Vila Linda. Atualmente, conta com 22.536 prontuários individuais ativos, com aproximadamente 45 mil atendimentos anuais (média de 3,7 mil atendimentos mensais).