O turismo, que foi tão afetado pela pandemia, está em alta e na época mais animada do ano, o Carnaval, aumenta a procura por opções de viagens para diferentes gostos e bolsos. Para a Confederação Nacional do Comércio, a expectativa de arrecadação do setor de turismo durante a folia é de R$ 8 bilhões, um número 27% maior que o registrado no mesmo período no ano passado.
Segundo o consultor de viagens e professor de Marketing em Turismo no Centro Europeu, Thiago Paes, o mercado está crescendo rapidamente e existem muitas opções, desde viagens simples até de alto luxo.
“É importante pesquisar as opções disponíveis e escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades, levando em consideração aspectos como segurança, conforto, localização e preço”, explica Thiago.
Opções nacionais e internacionais – Mesmo as cidades tradicionais do nosso carnaval de rua, como Salvador, Olinda ou mesmo Rio de Janeiro, oferecem experiências diferenciadas, como por exemplo, o Baile da Vogue que acontece dentro do Copacabana Palace.
Para quem quer fugir um pouco das festas tradicionais do carnaval de rua, existe a possibilidade de desbravar o litoral nordestino. Segundo Thiago, o litoral oeste do Ceará tem uma experiência incrível entre dunas, mar e natureza.
“Baía das Caraúbas fica no litoral oeste da cidade de Camocim, no Ceará. Lá existem opções de bangalôs que ficam praticamente dentro da água, uma experiência que, muitas vezes, lembra Maldivas”, indica o especialista.
Para quem quer aproveitar o feriado do Carnaval para viajar para outros países e ainda não se planejou, a dica do consultor de viagens é o Caribe e a Argentina.
“Você pode fazer uma viagem para o Caribe e cidades como Cancun ou Playa del Carmen. São cidades que sempre têm a possibilidade de ter vagas e oferecem uma experiência interessante dentro do nosso grande feriado”, explica. “Argentina está aqui ao lado e pode ser uma grande oportunidade para quem quer curtir uma boa hotelaria, com restaurantes interessantíssimos, inclusive alguns entre os 50 melhores do mundo. Buenos Aires é sempre uma grande pedida para quem quer fugir também do Carnaval”, complementa Thiago.
Carnaval e turismo de Luxo
Para Manu Berger, especialista e professora do Curso de Mercado de Luxo do Centro Europeu, o Carnaval é uma festa democrática, já que todos os públicos podem se divertir e aproveitar o momento, mas os turistas de luxo buscam roteiros e destinos mais reservados, experiências exclusivas, únicas e longe de grandes aglomerações.
“As chamadas ‘wellness travel’ ganharam destaque para aqueles viajantes que buscam unir o bem estar físico e mental e conhecer novos destinos”, afirma Manu.
Os especialistas dizem que o Brasil hoje apresenta uma ampla rede de hotéis de luxo, mas também de hotéis boutique e do Roteiro de Charme. Entre os destaques neste tipo de hotelaria no Brasil, estão:
- Anttunina e Spa Resort: uma super pousada na cidade de Maragogi, na praia de Antunes, no litoral norte de Alagoas, escolhida a terceira melhor e mais badalada pousada do mundo.
- Casa Santo Antônio: para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba, no Piauí, é uma opção para fazer passeios de lancha, curtir o mar e a gastronomia diferenciada em um casarão com características luso-brasileiras.
- Belmond Hotel das Cataratas: dentro do Parque Nacional, em Foz do Iguaçu, proporciona a experiência exclusiva de fazer passeios noturnos pelas Cataratas do Iguaçu. É uma referência de hotel de luxo no Brasil.
- Fasano Salvador: prédio histórico de Salvador que une sofisticação e arte. Exibe obras de arte do fotógrafo francês radicado na Bahia, Pierre Verger, e também de Carybé e Hansen-Bahia.
- L.K. Design: em Florianópolis, é um dos hotéis mais sofisticados da cidade e está entre os melhores hotéis de luxo do Brasil. Proporciona estar em um grande centro urbano, com requinte e sofisticação.
Turismo e Mercado de Luxo como áreas de atuação
O curso de Turismo do Centro Europeu é focado na formação de agentes de viagens forma profissionais capazes de operar como agentes de viagens.
“O conteúdo do curso de Turismo é muito dinâmico e mostra de forma técnica como aproveitar as oportunidades como, por exemplo, a demanda reprimida por viagens internacionais. O mercado está aquecido e precisa de mão de obra qualificada”, explica Thiago Paes.
Já a nova edição do curso de Mercado de Luxo irá focar nas tendências que estão se consolidando no setor. O aumento da participação das gerações mais jovens no mercado, a importância da automação dentro do processo comercial, o fortalecimento do metaverso como ambiente de negócio e as novas formas de comunicação estão entre os principais tópicos do curso.
“O mercado de luxo é uma área que tende a sofrer menos as oscilações econômicas. Até mesmo durante a pandemia da Covid-19, segmentos ligados ao luxo mantiveram bons resultados e ampliaram seu faturamento. Dessa forma, praticamente todas as áreas que compõem esse mercado podem ser vistas como boas oportunidades de negócio. A moda, a indústria da construção civil, o segmento automotivo e o turismo, para citar apenas alguns exemplos, são áreas que se mantêm em grande destaque na atualidade”, afirma Manu Berger.