Leonardo Dominiquel e Eduardo Barros de Moura. Foto: Divulgação
Leonardo Dominiquel e Eduardo Barros de Moura. Foto: Divulgação

Por Guilherme Renso

Conhecido pelo uso frequente da frase “minha palavra vale mais que uma escritura”, o advogado Eduardo Barros de Moura utilizou deste argumento, entre outros, para responder a pergunta sobre qual é a fórmula de sucesso do escritório BMDP Advogados, um dos mais importantes do Grande ABC e de São Paulo, cujo ele é sócio-fundador.

“Acredito que este seja nosso principal diferencial e o pilar do sucesso de trabalho ao longo destes mais de 10 anos de atuação jurídica. Transparência e parceria com os clientes nos levaram a atingir o atual patamar de protagonismo entre os escritórios jurídicos do país”, comentou Barros de Moura.

Eduardo Barros de Moura. Foto: Divulgação

A força do escritório, que tem duas unidades em Santo André e outra avenida Paulista (coração financeiro do Brasil), se reflete em números. Para se ter ideia, ao levar em conta o faturamento dos clientes atendidos pelo BMDP, a quantia soma aproximadamente R$ 1 bilhão por ano. O grupo jurídico atende empresas de destaque em seus segmentos, que atuam nas mais diferentes áreas, como construtoras, companhias de grande e médio porte, artistas e políticos. O escritório conta em seu portfólio com marcas conhecidas nacionalmente, como a financeira Sicredi, o cantor Frank Aguiar, o Santos Futebol Clube, entre outros.  

Outro fato que ressalta o patamar do BMDP Advogados atualmente é a grande experiência em desempenho de alto nível, como, por exemplo, a atuação jurídica defendendo clientes em casos de repercussão nacional, casos das operações Lava Jato e Raio X.

“Isso nos dá uma responsabilidade enorme, pois sabemos que o jurídico realmente é o coração de qualquer empresa e, por isso, não podemos parar e nem falha. Precisamos estar sempre atentos aos anseios e necessidades dos nossos clientes, porque somos reconhecidos pelo nosso alto índice de êxito nas demandas e nossa meta é sempre manter esta performance ao longo dos anos”, afirma Eduardo Barros de Moura.

Dono de uma Porsche, Barros de Moura é fundador de um clube de carros esportivos de luxo e preside atualmente a comissão de Sociedade de Advogados da OAB Santo André. Mas essas participações não são em vão. Além de sua paixão por automóveis e por causas relacionadas ao direito, o advogado faz questão de estar sempre próximo aos clientes.

Adepto da ideia “sucesso não precisa ser doloroso”, ele acredita que os altos patamares alcançados, tanto profissional quanto pessoal, não precisam necessariamente caminharem separados, pois, hoje, diversos de seus amigos também são clientes e vice-versa.

“Quem nos contratam tem uma confiança tão grande em nosso potencial que nossa relação profissional acaba se tornando amizade. Costumamos dizer que o BMDP Advogados, incluindo seus clientes e colaboradores, é uma grande família”, afirma o outro sócio-fundador do escritório, o advogado Leonardo Dominiqueli Pereira.

Leonardo Dominiqueli Pereira. Foto: Divulgação

Destaque no voluntariado

O sucesso alcançado na advocacia do Grande ABC em mais de uma década de existência do escritório BMDP Advogados já seria motivo de muito orgulho para os sócios-fundadores Eduardo Barros de Moura e Leonardo Dominiqueli Pereira. Porém, a dupla foi além e conquistou destaque também em posições de referência no trabalho voluntariado.

Com 15 anos de atuação no Direito Criminal, Dominiqueli Pereira acabou de tomar pose, em janeiro, como o novo presidente da subseção de Santo André da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para a gestão 2022/2024, cargo que exercerá sem nenhuma contrapartida financeira.

“É um compromisso com a advocacia andreense, de fazer uma categoria mais forte e unida. Uma forma de retribuir à minha profissão tudo aquilo que ela me proporcionou até hoje. Uma missão nobre e importante, que o farei com muita garra e responsabilidade, claro que sempre mantendo a atenção e foco aos meus clientes do escritório ao mesmo tempo. A dedicação é integral em ambas as frentes. O trabalho é em dobro, mas é gratificante”, afirmou Dominiqueli Pereira, que já havia exercido o cargo de vice-presidente da OAB Santo André na gestão passada.

Já o advogado Eduardo Barros de Moura, também com mais de uma década na atuação jurídica, assume a partir de julho um importante posto no setor de voluntariado. Ele será governador-assistente do distrito do Rotary Club (4420) que representa as regiões do Grande ABC, litoral e zona sul da capital.

Barros de Moura já havia presidido o Rotary Club Santo André Norte na gestão 2020/2021. Durante a gestão dele, o clube, em um ano, passou de 50 sócios para 75, o maior número desde a fundação da entidade, em 1959. O crescimento foi de 50% no período. A instituição conseguiu até a filiação de uma família que mora em Londres (Reino Unido), que, mesmo à distância, passou a colaborar com a entidade.

Foi sob presidência de Barros de Moura também que o Camp Piero Pollone, projeto social mantido pelo Rotary Santo André Norte e que prepara e encaminha jovens para o mercado de trabalho, bateu recorde. A ação atingiu a marca de 525 jovens aprendizes empregados, o maior número desde o início da instituição, há 45 anos.

“Nosso pensamento é no sentido de que precisamos oferecer uma contrapartida social por tudo o que conquistamos no setor privado, seja em prol da nossa categoria ou colaborando com projetos sociais impactantes na vida de famílias carentes. É muito gratificante para a gente poder trabalhar, de forma voluntária, nestes projetos”, comentou Eduardo Barros de Moura.

Presente e futuro

Fundado pela dupla em 2010, o BMDP Advogados Associados, que carrega no nome as iniciais dos dois advogados, completará este ano 12 anos de atuação. Em 2022, o escritório promete fortalecer seus canais de comunicação com seu público, potencializando os perfis oficiais de Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Spotify para fortalecer seu relacionamento com os clientes, uma forma de imersão digital, com foco na implementação de um modelo de advocacia 4.0 e 5.0.

“Hoje em dia, o virtual está muito presento na vida das pessoas. Por isso, acreditamos que o Direito Digital deve ser um diferencial do nosso escritório neste ano, para expandirmos nossa atuação a nível nacional por meio do nosso escritório da avenida Paulista”, apontou Leonardo Dominiqueli Pereira.

Esta missão de expansão da atuação para além do território paulista está sob responsabilidade de Eduardo Barros de Moura, que tem concentrado seu foco de trabalho na unidade da capital e, inclusive, recusou propostas recentes para voltar a atuar no setor público – em 2019, ele foi diretor jurídico do Consórcio Intermunicipal ABC, na gestão do prefeito de Santo André, Paulo Serra, ocupando um dos mais importantes cargos jurídicos da região.

“A avenida Paulista é o coração financeiro do Brasil e é onde estamos trabalhando nossa expansão das atividades. Com a pandemia, ficou cada vez mais comum reuniões com clientes e audiências virtuais, o que nos dá a possibilidade de atender empresas de qualquer localidade do país”, explicou Barros de Moura.