Neste final de semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, promoveu mais uma Operação Toque de Recolher, com objetivo fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias para contenção do avanço da pandemia. Entre sexta-feira e domingo (18 e 20/06), foram 15 pancadões, com 3.530 pessoas no total, dispersados pelos agentes de segurança. Em oito deles foi necessário o uso de munição química e chegada de reforço da GCM.
Ocorrências
De forma integrada com demais órgãos de São Bernardo, a Guarda Civil Municipal atendeu 351 chamados de perturbação do sossego, alguns deles envolvendo festas irregulares realizadas em vias públicas da cidade. Na madrugada de sábado, a uma tabacaria localizada na Vila Dusi foi lacrada pela Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico por não cumprir o Toque de Recolher. Também foram realizadas 18 autuações em um hotel situado na Chácara Inglesa, onde estava sendo realizada festa clandestina, em desacordo com o decreto municipal.
Durante a operação, houve também a dispersão de aglomeração em eventos irregulares realizados no Rudge Ramos, Parque São Diogo, Santa Terezinha, Parque Espacial, Jardim do Lago, Vila Ferreira, Sítio Bom Jesus, Jardim Irajá, Jardim do Mar, Bairro dos Fincos, Jardim Thelma, Vila Cruzeiro e Ferrazópolis.
“As ocorrências vêm aumentando e, com elas, a fiscalização. A pandemia de coronavírus continua e, infelizmente, as pessoas insistem em se aglomerar e realizar festas e encontros clandestinos. O poder público continua presente, e continuaremos agindo e fiscalizando”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Veja o vídeo de uma das festas que foram interditadas pela GCM:
Medidas
No fim de semana, a Guarda Civil Municipal abordou 1.537 veículos e promoveu orientação em relação ao Toque de Recolher, que ocorre das 22h às 4h. No período do Toque de Recolher, está autorizada apenas a circulação de pessoas que estejam a caminho de serviços de urgência e emergência, farmácias, hospitais veterinários, bem como trabalhadores da indústria, telecomunicações e segurança.