Prefeito Tite Campanella. Foto: Divulgação/PMSCS
Prefeito Tite Campanella. Foto: Divulgação/PMSCS

São Caetano: cidade que não para e caminha junto com sua gente. Este é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura, iniciada nesta quinta-feira (15/12). As peças publicitárias listam dezenas de ações e conquistas alcançadas em 2021, ano marcado pela superação das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19.

A retomada econômica e social já é realidade há meses. Passadas as fases mais críticas da pandemia, São Caetano acumula conquistas importantes na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura e Geração de Empregos. Fruto do trabalho de uma Prefeitura que não para, e que está sempre pronta para amparar o morador em todas as suas necessidades.

“Foi um ano de enormes desafios. Com muito trabalho, planejamento e organização, soubemos superá-los. Mostramos que era possível cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas sem descuidar da economia. Nossa cidade não podia parar. Não parou. E hoje colhe os frutos”, ressalta o prefeito Tite Campanella.

E são muitos os resultados deste trabalho. A começar pela Saúde. Com diversas ações pioneiras, São Caetano deu e dá exemplo ao País no combate à covid-19. Disque Coronavírus (agora na Fase 2), Hospital de Campanha, reorganização da rede de atendimento e, principalmente, a eficiência na vacinação, fizeram com que a cidade oferecesse o melhor atendimento aos moradores e pudesse projetar a retomada de atividades suspensas. Isso ainda em meados do ano.

São Caetano é uma das cidades que mais vacina no Brasil – 93,7% da população com 12 anos ou mais já concluiu o primeiro ciclo vacinal contra a covid-19. Como consequência, o número de novos casos e de internações despencaram. Na quarta-feira (8/12), eram apenas quatro pacientes internados, o menor número desde o início da pandemia – em março, no pico da segunda onda, a rede pública chegou a ter 171 pacientes internados por covid-19.

informativo destaca ações realizadas. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Paralelamente à proteção da vida, a Prefeitura agiu para assegurar o emprego e a renda da população. Estabeleceu diálogo permanente com o setor produtivo (especialmente com os comerciantes) e racionalizou os protocolos para permitir o funcionamento da atividade econômica. O PPD (Programa de Parcelamento de Débitos) evitou que muitos estabelecimentos fechassem as portas.

Deu certo. Prova disso é que a cidade, mês a mês, vem quebrando recordes históricos de atração de empresas e de geração de empregos. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, já são 114 mil postos formais de trabalho, número superior ao da população economicamente ativa (cerca de 100 mil pessoas). Somente em 2021, o saldo é de 5 mil novos empregos criados (já descontando os postos de trabalhos fechados). Mais de 2 mil empresas foram abertas no período.

São Caetano não parou. E isso é visto também na Infraestrutura, com a Nova Kennedy, a inauguração de três escolas e obras que seguem preparando a cidade para o futuro, como o Atende Fácil Saúde, o Complexo Escolar Eda Mantoanelli e o novo parque do Bairro Fundação, os três com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022.

E o combate à criminalidade, feito do investimento em tecnologia e da união das Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e GCM), coloca São Caetano como a cidade mais segura do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities.

Comunicação transparente e eficiente

Todas essas conquistas destacadas na campanha são levadas ao conhecimento da população também por materiais informativos produzidos pela Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura. Em 2021, por exemplo, a equipe lançou as revistas pelo 100 Dias de Governo, pelos 144 anos de São Caetano, uma com as ações da Educação, e outra com as da Saúde, além do Guia da Saúde e de informativos – no início de 2022 será lançado o Guia da Pessoa Idosa, em fase final de produção.

Forte presença também nas redes sociais. De janeiro a novembro, foram realizadas 1.909 postagens no Facebook e 2.419 no Instagram, que geraram 61 milhões de impressões (visualizações). Além disso, a equipe trabalha para responder às diversas dúvidas da população transmitidas por estes canais, os sete dias da semana.

“Garantir acesso à informação em todas as plataformas de Comunicação da Prefeitura é o nosso objetivo. A nova campanha publicitária é um resumo das realizações e entregas feitas à população num ano desafiador, de enfrentamento à pandemia, e que estamos vencendo”, conclui o subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti.