Com uma campanha até certo ponto surpreendente em seu primeiro ano na Liga Nacional de Futsal – a maior competição do país nesta modalidade –, o Santo André/Intelli chega com moral para a disputa das oitavas de final diante do Joinville, a partir deste domingo, 24/10, às 11h, na partida de ida, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo, em São Bernardo, com transmissão da TV Brasil. O jogo de volta, no sábado seguinte, acontece na cidade catarinense, às 13h15, com transmissão do SporTV.
Para atingir este objetivo, a equipe que tem como presidente Rodolfo Guedes e como técnico o experiente e multicampeão Cidão, somou a estrutura fornecida pela Prefeitura de Santo André, com treinos realizados no ginásio Noêmia Assumpção, e a bagagem da parceria com o ADC Intelli – clube repleto de história no futsal e que já contou com o craque Falcão – e os patrocinadores privados para montar uma equipe coesa, com custo abaixo da maioria dos times do campeonato, mas que colheu grandes feitos logo em seu ano de estreia. A equipe se classificou na 11ª posição, somando 18 pontos em 12 jogos (cinco vitórias, três empates e quatro derrotas), finalizando a primeira fase com saldo positivo de dez gols. O adversário, por sua vez, finalizou a primeira etapa na sexta posição.
“Construímos uma história desde o futsal amador há seis anos e vimos jogadores com potencial. Hoje temos três atletas no elenco que estão conosco desde o início, com forte ligação com a cidade e com a torcida, que nos apoia. Nos enche de orgulho representar a cidade e a região do ABC, sabendo que mesmo com as dificuldades, com a batalha diária, estamos seguindo com o trabalho e vamos colocar Santo André onde merece, entre os grandes do futsal”, disse o dirigente.
Para continuar sonhando e avançar às quartas, o Santo André terá que vencer os dois jogos ou conquistar no mínimo uma vitória e um empate para seguir adiante diretamente. No caso de dois empates ou vitórias alternadas entre as equipes, o desempate acontecerá com uma prorrogação de dez minutos, divididos em dois tempos iguais. Se ao término do período suplementar persistir o empate, estará classificada a equipe com a melhor colocação da primeira fase.
“O primeiro jogo é de suma importância para nós, por estar jogando em casa, temos que buscar a vitória. A segunda partida será em Joinville, que é uma cidade que respira o futsal, com uma grande torcida. O primeiro jogo será fundamental e vamos atrás do resultado positivo.” Para seguir sonhando na Liga, o time andreense aposta principalmente na defesa, já que possui o menor número de gols tomados na competição: apenas 20.