As boas-vindas à tão aguardada estação das flores mais uma vez acontece em grande estilo em São Caetano do Sul: dia 21 de setembro, domingo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta a segunda edição do Encontro de Corais da Primavera. 

A atração musical será no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, a partir das 15h, com entrada gratuita e livre para todas as idades. O teatro fica na Al. Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria. Não é preciso retirar ingressos antecipadamente.

De São Caetano, participam o Coral da Igreja Evangélica Canaã e o Coral da Primeira Igreja Batista. Da capital paulista, são convidados o Coro Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, o Coral Madrigal Canto En Canto, Coral Mensageiro da Paz e o Coral Sempre En Canto. 

De acordo com a coordenadora do evento, Abigail Montanher, “além do intercâmbio cultural entre os coros participantes, o evento propõe o estímulo, o desenvolvimento e o aprimoramento da prática do canto coral em São Caetano com a participação de grupos locais e de São Paulo, além de incentivar a interação e a prática entre coralistas e regentes.”

O coral é formado por um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes: soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, barítono e baixo. 

Coral da Igreja Evangélica Canaã

70 componentes
Regentes
: maestros Agnelson Gonçalves e Donizete Reis

Pianista: Daniel Picone

O coral Canaã foi criado em 2005, sob a regência de Celso Moreira e teve sua primeira atuação no Culto de Ações de Graças pelo 5º aniversário da Igreja Evangélica Canaã. Hoje, chega a ter cem vozes, com ensaios semanais, participando das comemorações oficiais da igreja e de cultos de Santa Ceia. 

Coral da Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul
35 integrantes
Regente: maestrina Eliane Hilário da Silva Martinoff

A Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul foi fundada em 1935. Em janeiro do ano seguinte, o coral inicia suas atividades participando dos cultos dominicais. Após uma pausa na década de 1980 retomou os trabalhos em setembro de 1991. A partir de então, tem se apresentado tanto na igreja de origem como em outras igrejas, em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal e pela General Motors, em hospitais e em outros espaços, públicos e privados, como convidado.

Coral Madrigal Canto En Canto 

20 integrantes
Regente:
 maestrina Solange Gonçalves

Pianista: Gustavo Fernandes

Formado em 2008, o coral Madrigal Canto En Canto recebe orientação de técnica vocal da cantora e regente Solange Gonçalves. É composto por vozes mistas, tem no repertório músicas brasileiras, dentre as quais, sambas. O grupo tem por objetivo levar a música a quem não pode ir até ela: lares para idosos, orfanatos, hospitais e festas beneficentes.

Coral Mensageiro da Paz

23 integrantes
Regente: maestrina Solange Gonçalves

Pianista: Gustavo Fernandes
Solista: Patrícia Rossi
Criado em 1986 por membros da Igreja Evangélica Luterana (no bairro Granja Julieta, São Paulo) e da comunidade local, sob o nome Grupo de Canto Mensageiro. Adquiriu o nome atual dez anos depois, em 1996. De 1990 a 2023, teve Alexandre Leite (in memorian) como pianista. A partir de maio de 2023, os teclados são assumidos por Gustavo Fernandes, que passa a trabalhar junto a Solange Gonçalves, à frente do Mensageiro da Paz há 22 anos.

Coral Sempre en Canto
20 integrantes
Regente: maestrina Regina Hiromi Kinjo
Pianista: Juliano Kerber

Percussionista: Mariana Cavalcanti
Com uma trajetória de 25 anos, o coral Sempre En Canto dedica-se à música popular brasileira. As vozes acompanham piano e percussão, com repertório marcante na vida dos cantores e na história da MPB.

Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo
54 integrantes
Regente: maestrina Regina Hiromi Kinjo

Pianista: Juliano Kerber

O Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo foi criado durante a gestão de Marisa Fonterrada, coordenadora artística da EMM de 1977 a 1986, e teve como regentes a maestrina Naomi Munakata e a assistência de Dante Cavalheiro. Finda a gestão, o coro foi desativado, tendo sido retomado somente na gestão de Henrique Autran Dourado (1989-1997), então sob a regência de Mara Campos. O grupo foi assumido pela maestrina Regina Kinjo em 2011, que o dirige atualmente. Atividade obrigatória para os alunos da EMM com até 14 anos de idade, a participação no Coro Infantojuvenil objetiva o desenvolvimento de repertório coral adequado à referida faixa etária, além da prática de solfejo, e de exercícios técnicos vocais e respiratórios.