O animal foi diagnosticada com hiperqueratose e está sob tratamento na Divisão de Fauna. Foto: Divulgação/PMETRP
O animal foi diagnosticada com hiperqueratose e está sob tratamento na Divisão de Fauna. Foto: Divulgação/PMETRP

O Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires, resgatou na tarde desta quarta-feira, dia 16, uma tartaruga-de-orelha-vermelha. O réptil foi abandonado no Jardim Japonês ao lado do Paço Municipal. Transeuntes que passavam pelo local acionaram o departamento. 

O animal foi diagnosticado pelos veterinários da equipe com Hiperqueratose, doença que faz com que as extremidades do corpo cresçam demasiadamente, sobretudo bico da boca e unhas. “Já realizamos os cuidados necessários, cortamos suas unhas e aparamos o seu bico, além de dar as medicações necessárias. Agora iremos acompanhar a recuperação desse animal para que ele possa ser encaminhado para algum local apropriado futuramente”, explicou o veterinário da equipe, Celso Gatti.

Tartaruga-de-orelha-vermelha

O réptil tem origem dos Estados Unidos, porém foi trazida para o Brasil para ser usada como animal de estimação, causando problemas para espécies nativas que passaram a ter uma maior competição por comida. O animal pode chegar a ter 30 centímetros na fase adulta.