
Estudantes de vários cursos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) visitaram as instalações do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano para conhecer a tecnologia e a atuação integrada dos agentes de forças de segurança que ficam no equipamento localizado no Bairro Barcelona.
Foram três dias de palestras com alunos das turmas de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Logística. A ponte foi feita pela professora Alessandra Bittante, que ministra aulas ligadas à informática e à tecnologia de gestão para os cursos da USCS.
“Trouxemos o pessoal para conhecer o Smart Sanca e todos ficaram surpreendidos pela inteligência e pela capacidade incrível de proteção. Nossos munícipes estão realmente muito protegidos com essa ferramenta que a Prefeitura disponibiliza”, citou a docente.

Os alunos conheceram toda a estrutura do Smart Sanca, as estações de trabalho, o conceito de atuação integrada de GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil, SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) e das forças de segurança como Polícia Militar e Polícia Civil. Também assistiram a uma apresentação da capacidade da ferramenta – as que mais chamaram atenção foram o sistema de reconhecimento facial e o software que permite enxergar carros mesmo com insulfilm mais escuro.
Outro exemplo que chamou atenção dos estudantes foi como o Smart Sanca foi fundamental para encontrar uma calopsita perdida. Por meio de inteligência, foi possível identificar a trajetória do pássaro, reconhecer o veículo que resgatou o animal e localizar as pessoas que haviam encontrado o animal.
“Foi muito incrível ver como esse sistema funciona, como o Smart Sanca utiliza as câmeras pela segurança dos moradores”, comentou Victor Marques, que está no último semestre do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. “Eu passo aqui em frente e tinha a imagem de que era um equipamento muito bom. Mas conhecer de perto o Smart Sanca fez superar muito as minhas expectativas”, afirmou Gabriel Rufatto, que cursa Administração.
Para o secretário de Governo da Prefeitura de São Caetano, Caio Previato, a troca de experiências é essencial para a atualização do Smart Sanca. “Temos uma tecnologia de ponta, mas é sempre importante ouvir outras histórias, outras demandas e estabelecer novas parcerias. A cidade só tem a ganhar”, discorreu.
OUTRAS VISITAS
Outras duas comitivas visitaram o Smart Sanca nos últimos dias. Grupo de servidores de Parnamirim, cidade do Rio Grande do Norte a 12 quilômetros da capital Natal, e integrantes do Detran-SP também conheceram as instalações do equipamento e iniciaram diálogo para parcerias.
Para agendar a visita pelo Smart Sanca, é preciso encaminha e-mail para visita.smartsanca@saocaetanodosul.sp.gov.br.