
A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) realiza o concerto de julho “Temas & Variações – Transformações Musicais em Movimento” no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence neste final de semana, com apresentações nos horários já tradicionais: sábado (26), às 19h30, e domingo (27), às 11h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, com limite de um ingresso por pessoa.
O pianista Nahim Marun será o solista do concerto que vai levar o público para um passeio pelo mundo das possibilidades oferecidas por uma única composição musical. A obra “Variações Enigma”, composta em 1899 por Edward Elgar, abre o programa.

Responsável por consagrar o compositor internacionalmente, em “Variações Enigma” Elgar faz variações a partir de um tema e em cada uma delas ele retrata uma personalidade real de seu círculo de amigos, incluindo ele próprio, utilizando um tema inicial misterioso – o “enigma” – cuja identidade tem sido objeto de especulação por mais de um século.
“Nesse concerto, nós pegamos três obras diferentes onde esse conceito de variação é apresentado. Na primeira delas, o próprio compositor elabora uma ideia musical, a apresenta como um tema e depois faz 14 outras construções musicais baseadas nesse primeiro tema”, explica o regente da Ossa, maestro Abel Rocha.
De acordo com o maestro, uma das coisas mais importantes na escritura da música sinfônica é o conceito de temas e variações. Um tema é uma ideia musical que o compositor imagina, uma melodia acompanhada pela sonoridade de acordes tocada por cada instrumento. Já as variações são as diversas maneiras que o compositor pode reorganizar as ideias melódicas. Uma mesma melodia pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes.
Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Santo André interpreta o Concerto nº 3 para Piano e Orquestra de Sergei Prokofiev, que é o mais popular dos concertos para piano deste compositor.
Interpretada pela primeira vez em 1921, a obra combina virtuosismo técnico com ironia e inventividade rítmica, explorando contrastes de humor e textura. “O segundo movimento apresenta o solista como expositor das variações do tema, sendo que a cada repetição o solista faz uma coisa nova, mas mudando a altura, mudando a velocidade, mudando as notas, mudando o colorido”, reforça Abel Rocha.

O concerto termina com a apresentação do icônico Bolero de Ravel (Maurice Ravel). Baseado em uma única melodia repetida obsessivamente, a peça cresce em intensidade por meio da orquestração progressiva. O ritmo constante de bolero espanhol sustenta uma fascinante metamorfose sonora, que culmina num clímax surpreendente. Um exemplo de repetição que se transforma, mantendo a identidade e desafiando a escuta.
Nahim Marun – Aclamado por suas “performances esplêndidas” (revista American Record Guide, EUA, 2001), por sua “vitalidade borbulhante” (revista Limelight, Austrália, 2020) e por sua “elegância musical” (revista Fórum-Opera, França, 2021), Nahim Marun vem realizando gravações de compositores brasileiros, do Romantismo aos dias de hoje, tais como Henrique Oswald, João Octaviano, Luciano Gallet, Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Eduardo Seincman, Alexandre Lunsqui e Flo Menezes.
Marun concluiu o Mestrado no The Mannes College of Music de Nova York e o Pós-Doutorado na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV) e é professor Livre-Docente de piano na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São Paulo.
Entre seus prêmios estão “Melhor Solista do Ano” pela Associação Paulista de Críticos de Arte, “Prêmio PROAC” da Secretaria de Cultura de São Paulo, Prêmio Carlos Gomes e Prêmio Concerto da Revista Concerto.
Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Santo André
Diretor artístico e regente: Abel Rocha
Solista: Nahim Marun (piano)
Orquestra Sinfônica de Santo André | concerto de julho “Temas & Variações – Transformações Musicais em Movimento”
Data: 27/7 (sábado), às 19h30 | 28/7 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Santo André
Ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria uma hora antes do espetáculo (máximo de um ingresso por pessoa)