A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP viveu um marco em sua trajetória ao constituir a sua primeira cooperativa escolar por meio do Programa Cooperativas Escolares, iniciativa da Fundação Sicredi que aproxima crianças e adolescentes da vivência prática do cooperativismo. A Cooperativa Escolar Futuro Mirim, formada por 30 jovens da Guarda Mirim de Umuarama (PR), foi inaugurada oficialmente na noite desta quarta-feira (3).
A abertura contou com a realização de uma assembleia geral de fundação, organizada pelos alunos, que seguiu o rito formal de constituição de uma cooperativa. Os adolescentes aprovaram o estatuto social, elegeram os primeiros conselhos e deliberaram sobre a organização inicial da cooperativa. A participação ativa dos jovens reforçou o caráter pedagógico do programa, que estimula autonomia, protagonismo e a tomada de decisão coletiva.
A assembleia contou com a presença de diversas lideranças, como o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso; o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Alfonso Dasenbrock; o diretor executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues; o prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca; a presidente da Guarda Mirim, Eloise Carolina da Costa Scheer; a coordenadora da Guarda Mirim, Annie Cristiny Lopes de Araujo de Lima; e a coordenadora da comissão de fundação da cooperativa escolar, Nicoly Caroline da Silva Rocha.
“A constituição da Cooperativa Escolar Futuro Mirim representa o início de uma caminhada que esses alunos estão trilhando. A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP também nasceu pequena, embaixo de uma escada, dentro de uma cooperativa agropecuária, movida pelo sonho de algumas pessoas. Hoje temos 100 agências e atendemos mais de 280 mil associados. É assim que grandes histórias começam: simples, mas com propósito”, afirmou Jaime Basso.
O presidente reforçou que o Programa Cooperativas Escolares conecta a filosofia cooperativa ao modo de agir das novas gerações. “Embora seja uma prática antiga, o cooperativismo permanece moderno e necessário. O jovem gosta de cooperar e construir coletivamente. O programa fortalece esse potencial e forma futuros cooperativistas que poderão criar cooperativas e estimular o desenvolvimento onde estiverem. O que estamos fazendo aqui é plantar sementes que seguirão dando frutos”.
O diretor executivo da cooperativa, Moacir Niehues, relacionou o marco local à agenda global. “Os princípios cooperativistas aparecem com muita força nesta constituição. Em 2025, a Organização das Nações Unidas declarou novamente o Ano Internacional das Cooperativas, com o slogan ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’, chamando a atenção global para esse modelo. O estatuto da Futuro Mirim prevê aprender, exercitar e promover o cooperativismo, com foco na educação pela cooperação. Com isso, caminharemos juntos para uma cidade melhor, um Paraná melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor”.
A gerente da agência Sicredi na Avenida Londrina, Charlene Sbizero, reforçou a importância da parceria com educadores e com a Guarda Mirim. “É um orgulho acompanhar essa cooperativa nascer e ver esses adolescentes se desenvolverem. Agradeço a todos os professores e coordenadores que acreditaram no programa e abriram espaço para essa vivência. Estamos à disposição de todos e confiantes de que muitos desses jovens se tornarão nossos colegas de trabalho”.
Com a fundação da Futuro Mirim, o Programa Cooperativas Escolares passa a integrar oficialmente as iniciativas educativas da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, permitindo que os estudantes vivenciem o cooperativismo como prática de vida, cidadania e construção coletiva.



















