O Jardim Calux, em São Bernardo, recebeu neste sábado (15) mais uma atividade do extenso calendário de atividades que celebram o mês da Consciência Negra no município. Realizado na Praça Vicente Antonio de Almeida, o show Flash Back na Praça exaltou o rap nacional com show dos rappers Afro-X e Bad e discotecagem dos DJs Luciano, Catatau e Pantera.
Natural de São Bernardo, Afro-X foi a principal atração do evento e não fazia shows na cidade há quase 10 anos. “É muito legal voltar para casa, rever as pessoas importantes da minha vida. A minha mãe, Dona Neusa, ainda mora aqui, e eu tenho toda uma história. São 30 anos de uma carreira consagrada. Um rapper dos anos 1990 que segue na ativa hoje, em um momento tão polarizado, a gente continua sendo a raiz da periferia”, declarou.
O rapper destacou que as atividades culturais são extremamente importantes para a economia das cidades. “Quero agradecer o apoio que recebemos da Prefeitura, essa atividade é muito importante como política pública e também pelo fomento da economia criativa. Aqui hoje existem inúmeras pessoas trabalhando, garantindo seu sustento. Cada investimento de um real em cultura, o governo também acaba arrecadando seis. Então é muito legal poder contribuir com isso. É uma pauta nacional, uma pauta importante, a da Consciência Negra, então todo mundo ganha com isso e estou felizão”, completou, instantes antes de subir ao palco.
Presente na primeira fila durante todo o show, a mãe de Afro-X, Neusa das Graças Augusto, falou do orgulho em ver o filho se apresentar no bairro onde cresceu. “Um sentimento muito radiante, uma emoção muito grande. Depois de tantas lutas, de tantas batalhas, ver meu filho assim, sendo uma pessoa conhecida e querida na nossa comunidade, é muita alegria”, declarou, emocionada.
PROGRAMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Ao longo de todo o mês, uma série de atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Bernardo para celebrar o mês da Consciência Negra – – Vozes Negras em Movimento. A programação teve início com o lançamento da Cartilha da Igualdade Racial, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, no dia 1º.
Entre os dias 20 e 23 de novembro, das 13h às 22h, os Estúdios e Pavilhões Vera Cruz sediam o Festival Vozes Negras em Movimento, com 40 atrações – 36 artistas locais e quatro destaques. No dia 20/11, o destaque será a Escola de Samba Vai-Vai, com o enredo de 2026 que homenageia o Pavilhão Vera Cruz. Palestras e rodas de bate-papo em unidades de saúde; apresentações de trabalhos pedagógicos de estudantes da rede municipal; corrida de 5k e 10k da OAB (no dia 30/11) fazem parte da programação.



















