O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está oferecendo novas vagas para jovens que têm interesse em participar do projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa que oferece cursos presenciais de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. Desta vez, a oportunidade é para pessoas que têm, preferencialmente, entre 15 e 29 anos e que residem nos bairros da região do Parque do Pedroso, como Parque Miami, Vila Rica, Jardim Santo André, Jardim Irene, dentre outros.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de março pelo site do projeto (www.semasa.sp.gov.br/aca) ou presencialmente, no prédio da administração do Parque do Pedroso (Estrada do Pedroso, s/n), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para saber mais informações, também é possível ligar para 4433-9050.
Metodologia
Os interessados vão participar do módulo I do projeto (Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual), aprendendo sobre roteiro, captação, direção e edição de vídeo para produzir curtas-metragens com o tema recursos hídricos. Além disso, haverá abordagens sobre o cenário ambiental do município e temas como sustentabilidade, escassez hídrica e mudanças climáticas. As produções audiovisuais serão exibidas para moradores dos bairros envolvidos, gerando debates sobre o tema proposto.
As atividades, que ocorrerão de forma presencial, estão previstas para começarem no dia 15 de março. O projeto será realizado às terças-feiras, no auditório do Parque do Pedroso, das 14h às 17h. A previsão de término do primeiro módulo é em 24 de maio.
Sobre
O projeto Água, Câmera e Ação começou em setembro do ano passado, com moradores da Vila de Paranapiacaba e do Morro da Kibon, no bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo dos jovens para as questões ambientais, por meio da educomunicação, do empreendedorismo e do audiovisual, o que atende às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André. Além de possibilitar que os jovens sejam multiplicadores de questões que envolvem educação ambiental, a ideia é que eles possam ter oportunidades de emprego e renda na área de educomunicação.
A iniciativa, que tem prazo total para ocorrer em 18 meses, ainda contempla mais dois módulos, que são, respectivamente, ‘Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário’ e ‘Empreendedorismo digital’. Neste primeiro semestre, o Semasa pretende abrir vagas para o módulo II. O projeto Água, Câmera e Ação recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). Como contrapartida, vão ser investidos mais R$ 408.251,00.