A partir do último dia 5 mais 7 unidades básicas de saúde passa atender até as 21h. Fotos Letícia Teixeira/PMSCS

Em visita técnica na UBS (Unidade Básica de Saúde) Moacir Gallina, nesta quinta-feira (5/9), o prefeito José Auricchio Júnior anunciou a abertura de mais sete unidades no terceiro período, que funciona de segunda a sexta-feira, até as 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

Prefeito Auricchio em uma visita técnica em uma UBS

 “Toda rede de atenção básica, composta por 13 unidades, passa a atender horário estendido com oferta de mais de 5 mil consultas, possibilitando acesso da população que trabalha, que tem dificuldade de chegar no horário comercial. Estamos melhorando a oferta de serviços em clínica médica”, destacou Auricchio.

 O programa foi lançado em julho de 2019, de forma gradativa, em seis UBSs: Ivanhoé Esposito, Nair Spina Benedicts, Amélia Richard Locatelli, Dolores Massei, Centro Policlínico Gentil Rstom e Centro de Especialidades Médicas.

 Com a ampliação, as outras sete unidades: UBS Caterina Dall’Anese, UBS Moacir Gallina, UBS João Pasqual Bonaparte, UBS Darcy Sarmanho Vargas, UBS Maria Corbeta Segato, UBS Dr. Angelo Antenor Zambom e UBS Padre Beto também passarão a atender em horário ampliado.

 O morador terá além de atendimento clínico, salas de vacinação, equipe de enfermagem, acolhimento, curativo entre outros procedimentos. “Teremos aumento da oferta de 400 vagas por unidade, nos horários alternativos, tanto em atendimentos de demanda espontânea quanto de consultas agendadas. Ampliar o acesso é a forma correta de promoção da saúde e prevenção de agravos na Atenção Primária”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.

 A implantação do serviço foi realizada gradativamente em todas as unidades, nos últimos 15 dias. Até o momento já foram realizadas 520 consultas.