Santo André retornou com o programa Saúde Fila Zero, que tem como objetivo acabar com a espera por consultas e exames no município. O primeiro mutirão da iniciativa após a pandemia foi realizado no último sábado, 26/03, no Centro Médico de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal, das 8h às 20h.
“Era fundamental retomarmos o programa Saúde Fila Zero, que só foi suspenso por conta da Covid-19. Quando iniciamos o programa, em 2017, chegamos a realizar mais de 70 mil atendimentos, reduzindo a fila em 50%. O objetivo, agora que a pandemia arrefeceu, é voltar com força para garantirmos atendimento também a todos que precisam”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
A expectativa é que cerca de 2.100 pessoas sejam beneficiadas nesta primeira edição do Saúde Fila Zero. “Serão 1.500 atendimentos em ortopedia, 500 em dermatologia, 100 pequenas cirurgias, além de uma cirurgia bariátrica de um paciente preparado pelo Núcleo de Obesidade que já acompanhamos há dois anos”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves. Entre os pequenos procedimentos cirúrgicos estão, por exemplo, retirada de cistos e lipomas, e ressecção de lesões.
A ação contará com uma equipe de 20 médicos contratados, seis profissionais de enfermagem, 12 contratados da Fundação ABC para serviços administrativos, além de três funcionários para limpeza e controle de acesso ao mutirão. Também foram contratados 250 exames de raio-x, que acontecerão na Casa da Esperança.